7 dicas para criar um ‘e-commerce’ na sua empresa
24/05/2017 - 19h44
Segundo o levantamento Total Retail 2016, da PwC, 38,2% dos brasileiros fazem compras pela Internet todos os meses. O estudo vai além: apenas 3,4% dos entrevistados nunca usaram a rede para adquirir bens. Definitivamente, existem grandes oportunidades oferecidas para os que investem no comércio eletrônico — ou e-commerce.
Apesar disso, a simples atuação online não garante sucesso: se ela não for bem-planejada, pode acabar representando um belo de um investimento sem retorno. Por isso, é fundamental entender como o ambiente virtual funciona e adaptar-se a ele.
Parece difícil? Para ajudar nessa tarefa, deixamos sete dicas a seguir:
1 – Agilidade constante!
O mercado do e-commerce é dinâmico e rápido. Por isso, o acompanhamento e atualização de sua páginas na Internet são fundamentais
2 – Acessível em qualquer plataforma!
Ao elaborar o projeto de seu site, além de garantir que ele seja bonito, estável (ou seja, que não fique fora do ar) e seguro (imune a ataques, garantindo o sigilo dos dados dos compradores), tenha certeza de que ele é responsivo. O que isso quer dizer? Que ele poderá ser devidamente acessado em qualquer plataforma, seja um computador, tablet ou smartphone — afinal, nunca se sabe de onde pode vir um novo negócio
3 – Antecipando cada necessidade!
Na hora de planejar o seu site junto com o programador, aquele profissional que produz o site, desenhe todo o fluxo de navegação, sempre pensando nos hábitos do seu mercado consumidor. Depois da página onde são exibidos os produtos, para onde o usuário deve ir? Planeje bem isso!
4 – Quantos menos cliques, melhor!
Tenha certeza de que seu espaço no ambiente online é amigável e de fácil acesso ao consumidor, permitindo que ele encontre rapidamente o produto ou serviço que procura em vez de ter que passar por várias páginas até localizar aquilo de que precisa.
5 – Não deixe o cliente esperando!
Além de disponibilizar canais de atendimento, como e-mail, telefone ou chat, tenha sempre alguém pronto e acessível para atender esses canais: nunca deixe de responder às solicitações do comprador e resolver seu problema
6 – Negócio fechado sem dor de cabeça para o comprador!
Quem compra pela Internet busca rapidez e facilidade. Por isso, garanta que a empresa nunca deixe de cumprir os prazos prometidos ao consumidor e disponibilize várias opções de pagamento, como transferência eletrônica, cartões de crédito e impressão de boletos;
7 – Tudo pronto? Mostre para o mundo!
Não adianta ter o melhor atendimento e serviço online do mercado se ninguém sabe que eles estão disponíveis. Por isso, invista em um plano de marketing, com ações de divulgação e participação da sua empresa que garantam que sua atuação no e-commerce terá toda a visibilidade do seu público alvo!
Para conhecer mais sobre o e-commerce e acompanhar as experiências e conselhos de empresas que já estão presentes nele, não deixe de conferir a reportagem da edição nº 496 de O Vidroplano!
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Nova edição de O Vidroplano apresenta os detalhes do 16º Simpovidro
- Termômetro Abravidro: responda à pesquisa sobre abril
- 16º Simpovidro já tem data e local definidos
- CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%
- Dia do Associativismo: os benefícios da ação conjunta
- Prêmio Abravidro Glass South America prorroga inscrições