Vidroplano
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A importância de mudança cultural

16/06/2015 - 17h01

Escrito por Amauri Nóbrega

A maioria das empresas criadas há mais de trinta anos começou em um momento pouco globalizado e sem as tecnologias atuais. As que sobreviveram passaram por profunda mudança cultural.

Um dos grandes desafios das empresas é o ciclo de vida de seus produtos e serviços. Avaliando as organizações que resistiram à virada do século, notamos que boa parte não tem como principal fonte de receita um produto ou serviço com mais de 36 meses de vida sem que tenham sido reformulados. Antes, desenvolvia-se algo que se tornava sucesso. Assim, a empresa se acomodava, colhendo os louros por longa data. Mas, se as companhias mantiverem essa cultura hoje, o óbito é certo.

O que é a cultura de uma empresa?

A busca por conhecer a cultura da própria companhia é fundamental para o sucesso. Você pode até dizer que toda empresa conhece, mas isso não é verdade. A cultura é criada ao longo do tempo, construída por pessoas que passaram pela empresa. Porém, deve ser constantemente criticada e ajustada.

Coloque-se no lugar de um novo colaborador. Em sua primeira semana, ele passa por um treinamento sobre como as coisas devem acontecer. Com a empolgação de um calouro, pergunta por que algo deve ser feito de determinada maneira. A resposta? “Porque foi sempre assim”. Você acredita que, depois de seis meses, a motivação dele será a mesma? Isso é fatal para a sobrevivência de qualquer organização nos tempos atuais.

O papel do líder

Hoje, são raras as empresas que têm claro o papel de seu líder. As que têm, apoiam-se na opinião individual do gestor. Erro fatal! Um dos grandes desafios da liderança é saber dar feedback, é manter um canal de comunicação contínuo com a equipe, deixando claras a função e a importância de cada um no processo. É também ouvir o que os liderados têm a dizer sobre sua atuação. Isso é essencial para se pensar na mudança de uma cultura.

Como executar a mudança?

O primeiro passo é repensar o que muitas vezes são apenas peças de marketing: missão, visão e valores. Quem deverá patrocinar isso é o gestor. Depois, trabalhe junto aos líderes de departamentos para levantar as competências e habilidades necessárias para atingir uma nova cultura.

Feito isso, faça a avaliação destacada no quadro.

Tópicos para avaliação

  • É de conhecimento e entendimento de todos a nossa nova cultura, a fim de atingirmos os objetivos?
    • Todos entendem as novas realidades e tendências no mercado em que atuamos?
    • Os líderes conhecem o perfil de cada membro de sua equipe?
    • Qual é o grau de conhecimento da necessidade de comunicação dos líderes com os liderados?
    • Qual é o tempo de resposta para a melhoria de um colaborador a partir de um feedback?

 

Todos na organização têm de ter comportamentos que promovam e apoiem as ações e metas estratégicas. Isso é fundamental para atingir os objetivos futuros. Toda organização pode acordar e mudar a sua cultura! Deixe de lado o “foi sempre assim” e migre para a disciplina voltada à estratégia. Mude a cultura de sua empresa!

Fale com eles!

Amauri Nóbrega é bacharel em administração de empresas com especialização em marketing e MBA em controladoria e finanças empresarial pela FGV Management. É palestrante, coach, colunista e coautor de dois livros. amaurinobrega.com.br



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