Vidroplano
Vidroplano

Para sua vidraçaria: Administração em um clique

20/04/2016 - 18h37

Este texto foi originalmente publicado na edição 520 (abril de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Desenhar projetos e fazer orçamentos à mão. Guardar a ficha cadastral de clientes em uma pasta ou arquivo. Preencher notas fiscais com todo o cuidado para não rasurar. Esquecer alguma informação ou se confundir no processo do envio de pedidos para os fornecedores. Cortar as peças de vidro conforme chegam os pedidos, sem ter uma forma de evitar desperdícios.

Todas essas tarefas manuais de um vidraceiro são coisas do passado. A atual tecnologia permite que boa parte desse trabalho seja feita por meio de cliques num computador, graças aos softwares (programas de computador) de gestão.

Nas próximas páginas, conheça os benefícios de instalar um sistema desse tipo em seu estabelecimento. Com certeza, você irá encontrar um programa que atende às necessidades de sua vidraçaria!

O que é um ‘software’?
É um programa de computador que integra vários processos da gestão de uma empresa. Ele pode ser instalado em vidraçarias de qualquer porte. Apesar de o conteúdo dos softwares variar de acordo com a desenvolvedora, é possível dividi-los em dois grupos diferentes:

  • De solução simples: Possuem ferramentas que ajudam no momento de criar projetos (como biblioteca com modelos de desenhos e folgas), elaborar orçamentos e enviar pedidos para os processadores.
  • De solução completa: Além das citadas nos de solução simples, também incluem um sistema de gestão, com módulos para controle financeiro, emissão de nota fiscal e outras obrigações contábeis, controle de estoque etc.

Quais as vantagens de se usar um ‘software’?
Organização, eficiência, produtividade e economia. Essas são as palavras mais ouvidas quando se fala em softwares de gestão. Um possível cliente pode ficar na dúvida: “Será que são tão eficientes mesmo?”. Para explicar com detalhes como esses sistemas podem ajudar a profissionalizar ainda mais o seu negócio, ninguém melhor do que quem os desenvolve.

  • Tecnologia = trabalho mais fácil
    Com rotinas diárias organizadas, sobra tempo para outras tarefas. “O vidraceiro pode, por exemplo, acompanhar o desempenho de suas equipes nas obras, padronizando o serviço e zelando pela qualidade”, explica o gerente da Fortmax, Rodrigo Trigo. Segundo os sócios-proprietários da Flexglass, Willian Santos de Aquino e Daniel Augusto Crudo, em um mercado tão competitivo como o vidreiro, a análise da real evolução comercial e financeira da empresa é tarefa essencial. “Automatização é a palavra-chave. Mais resultados em menos tempo”, comenta o gerente da Cloudsoft Sistemas, Renan Augusto Sanches de Miranda.
  • Informação sem confusão
    “Uma empresa com informações na palma da mão sempre estará à frente das demais, pois saberá até onde pode chegar em uma negociação”, alerta Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, sócio-diretor da SF Informática. Segurança também deve ser um fator de preocupação. “Com um sistema de gestão, somente pessoas autorizadas podem visualizar o que lhe for determinado”, afirma o diretor-executivo da SystemGlass, Leandro Guimarães. Além disso, os dados não correm o risco de ser apagados acidentalmente graças à opção de se fazer backups (cópias de segurança). “O software acaba sendo até mesmo um consultor e um auditor, organizando toda a empresa”, reforça Jotanael de Souza, gerente de Projetos da Projeto Certo.
  • Dinheiro no lixo, nunca mais!
    O desperdício de matéria-prima é um enorme problema em empresas que ainda utilizam cálculos manuais para fazer orçamentos. “Mapas e planos de corte reduzem drasticamente o desperdício, gerando aumento de produtividade”, analisa Joerly Santos, diretor da Corte Certo. Em uma época difícil para a economia, o crescimento passa pela gestão de custos. Além disso, os softwares oferecem segurança direta sobre as economias das vidraçarias. “Os controles financeiros dão a possibilidade de se planejar financeiramente e não se perder na administração de grandes obras”, alerta o diretor da Softsystem, João Delattre.
  • Vendendo pelo preço correto
    “Os vidraceiros precisam saber com exatidão quanto estão lucrando no momento da venda”, comenta Ronnei Peterson Dantas da Luz, sócio-proprietário da Invictos Tecnologia. Atualmente, algumas vidraçarias perdem dinheiro ao focar somente no valor fixo do m² do vidro. O software permite a correta precificação dos serviços. “Assim, o preço é baseado no valor real do conjunto, incluindo ferragens e acessórios”, revela Fernando Lopes Cardoso, proprietário da FLC Projetos e Treinamentos.
  • Confiança do cliente
    Os modelos de orçamento geralmente possuem apresentação detalhada da proposta, com descrição dos serviços prestados, desenhos do projeto e valores. Podem mostrar ainda informações sobre a vidraçaria, incluindo o logotipo. Isso dá maior credibilidade à empresa, pois revela, com clareza, o que está sendo vendido. “Uma vez devidamente implementado, o software fornecerá ao vidraceiro informações que auxiliarão na tomada de decisões e nos negócios”, explica Rafael Lippert, diretor da Reitech.
  • Velocidade para atender
    Com um atendimento ágil, é possível realizar vendas logo no primeiro contato com o cliente. “Muitas vezes, por falta de uma ferramenta como essa, possibilita-se a entrada de concorrentes na negociação”, revela Rogério Dias, gerente-comercial e de Implantação da MGNet Tecnologia. A velocidade também está presente no momento de preparar o pedido, como lembra Paulo Eduardo, membro do Departamento Comercial da Starling: “Imagine identificar cada peça cortada. O sistema informa as características do vidro que o cliente solicitou, incluindo cor, espessura, altura etc.”. Algumas desenvolvedoras também possuem aplicativos para dispositivos móveis, que agilizam ainda mais o trabalho do vidraceiro. “Possibilitam o acesso e controle de serviços agendados, obras programadas e comunicação entre equipes, evitando desperdício de tempo e retrabalho”, afirma o diretor-comercial da W. Vetro, Émerson Diniz.
  • Chega de erros
    A otimização do trabalho é outro benefício. “O sistema já envia um croqui com folgas corretas e gera uma lista de ferragens e acessórios para a instalação”, analisa Nery de Oliveira Júnior, desenvolvedor e sócio-proprietário da ProVetro. Assim, as chances de uma medição malfeita, que leva à perda de dinheiro, tornam-se nulas. Algumas versões de softwares contam ainda com e-commerce e emissões de notas fiscais — mais uma ferramenta contra erros involuntários. “Aumentam não só o controle dos processos, mas também organizam o fluxo de informações”, frisa o diretor da Corpsystem, Jobe de Lima.

Como preparar sua empresa para um ‘software’?
A implementação de um programa de gestão numa vidraçaria é muito mais simples do que parece — vale lembrar que, como já comentado anteriormente, cada software possui suas características próprias.

Em geral, após fazer o download do sistema no computador, é necessário fazer o cadastro de informações referentes à vidraçaria: produtos, clientes, valores pagos no m² do vidro, margem de lucro, funcionários etc. Na maioria das vezes, nem é preciso agendar a visita de um técnico para ajudar: conhecimentos básicos de computação bastam.

As empresas desenvolvedoras disponibilizam manuais, videoaulas e treinamentos presenciais para garantir que o vidraceiro aprenda a mexer no software. O que a princípio pode ser um monstro de sete cabeças, mostra-se algo simples, intuitivo e prático.

Importante!
Sempre verifique com as empresas fabricantes de softwares se os computadores de sua empresa suportam os programas de seu interesse.

 

Conheça algumas soluções disponíveis no mercado

Cloudsoft
Sistema: Esquadrisoul
Indicado para vidraçarias de qualquer tamanho e serralherias de alumínio
• Desenvolvido para projeto e orçamento (solução para gestão a partir do segundo semestre);
• Sistema em nuvem (sem necessidade de backup de informações);
• 2 mil projetos cadastrados para esquadrias de alumínio e vidro temperado (é possível incluir novos projetos);
• Cadastro de clientes, fabricantes e fornecedores.
Mais informações: www.cloudsoftsistemas.com.br

Corpsystem
Sistema: CorpGlass
Indicado para vidraçarias de qualquer tamanho
• Disponível nas versões simples (projeto e orçamento) e completa (incluindo gestão);
• Módulo de controle fiscal (NFe, Sped Fiscal, Sped PIS/Cofins, Sintegra e cupom fiscal);
• Sistema multiempresa, permite trabalhar com mais de um CNPJ;
• E-commerce (loja virtual).
Mais informações: www.corpsystem.com.br

Corte Certo
Sistema: Corte Certo
Indicado para vidraçarias que necessitem otimizar o processo de corte
• Mostra como a chapa de vidro deve ser cortada, quais as sobras de tamanho aproveitável e quais as perdas do material;
• Disponível em três versões: Mini, Standard (controla estoque de chapas) e Plus (códigos de barras, envio de dados para softwares de gestão);
• Oferece alerta de estoque, informando as quantidades e medidas de vidro disponíveis.
Mais informações: www.cortecerto.com

FLC Projetos e Treinamentos
Sistema: Programa para Orçamentos e Projetos
Indicado para vidraçarias e distribuidores de vidro de menor porte
• Possui soluções para projeto e orçamento;
• Quase 2 mil modelos de projetos para vidro temperado (em breve, terá suporte para quase mil projetos de envidraçamento de sacadas);
• Cadastro de clientes.
Mais informações: flcprojetos.wix.com/flcprojetos

Flexglass
Sistema: Flexglass
Indicado para profissionais autônomos a vidraçarias de grande porte
• Voltado para projeto, orçamento e gestão;
• Módulo de agendamento de atividades e instalação;
• Módulo contábil (contas a pagar e a receber, parcelamentos e despesas fixas);
• Cadastro de clientes e fornecedores.
Mais informações: www.flexglass.com.br

Fortmax
Sistema: WebG3
Indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte
• Voltado para projeto, orçamento e gestão;
• Mobilidade: por ser online, permite fazer e faturar orçamentos a partir de tablets ou laptops com acesso à Internet, até mesmo na obra do cliente;
• Possui módulo de PCP (programação e controle de produção);
• Módulo contábil (faturamento de pedidos, conciliação bancária, emissão de NF-e).
Mais informações: www.fortmax.com.br

Invictos Tecnologia
Sistema: Invictos Vidros
Indicado para vidraçarias de qualquer tamanho
• Voltado para projeto, orçamento e gestão;
• Possui aplicativo mobile para tablets, sem necessidade de conexão com Internet durante o uso, que contempla o módulo de orçamentos em tempo real;
• Envio de orçamentos para a têmpera já com as medidas finais do projeto;
• Módulo contábil (contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de nota fiscal).
Mais informações: www.invictostecnologia.com.br

MGNet Tecnologia
Sistema: Genesis
Indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte
• Voltado para projeto, orçamento e gestão;
• Aplicativo mobile para tablets para criação de orçamentos em tempo real, não necessita acesso à Internet (a ser disponibilizado em breve);
•E-commerce (loja virtual);
• Cadastro de clientes e fornecedores.
Mais informações: www.mgnettecnologia.com.br

Projeto Certo
Sistema: Projeto Certo
Os serviços oferecidos pela empresa são indicados para qualquer tipo de vidraçaria
• Somente para a elaboração de projetos (em breve, a empresa vai disponibilizar uma versão para gestão);
• 800 modelos de projetos para vidros temperados;
• Modelos de projetos para uso de ferragens padrão Santa Marina e Blindex;
• Possibilidade de incluir projetos personalizados pelos clientes.
Mais informações: www.projetocerto.com

ProVetro
Sistema: ProVetro
O sistema se enquadra como uma solução para pequenas e médias vidraçarias
• Voltado para projeto e orçamento;
• Biblioteca com mais de mil modelos de projetos;
• Uma vez instalado, não exige acesso à Internet para funcionamento;
• Croqui nas extensões PDF ou JPG — podem ser enviados via e-mail ou fax para os clientes.
Mais informações: www.vidrosprovetro.com.br

Reitech
Sistema: GlassCAD
Pode ser instalado por vidraçarias e serralherias que trabalham com alumínio e PVC
• Voltado para projeto, orçamento e gestão;
• Módulo contábil e fiscal;
• Versão web/mobile com interface compatível com todos os dispositivos e sistemas operacionais;
• Integração direta com têmperas que utilizam o sistema Reiglass, também da Reitech.
Mais informações: ww.reitech.com.br

SF Informática
Sistema: GlassControl Vidraçaria
Indicado para empreendimentos de qualquer porte
• Para projeto, orçamento e gestão;
• Otimiza o processo de produção por meio de plano de corte e impressão de etiquetas;
•E-commerce (loja virtual);
• Integração a equipamentos automáticos para vidraçarias de grande porte, como mesas de corte e furadeiras.
Mais informações: www.sfti.com.br

Softsystem
Sistema: Go2on e-Vidraceiro
Possui duas soluções: o Go2on, para gestão, e o e-Vidraceiro, para projetos e orçamentos, que contam com:
• Sistema em nuvem (sem necessidade de backup de informações);
• Integração com sistemas usados pelas têmperas para a realização de pedidos;
• Módulo de instalação (agendamento, eventos, equipe de instalação);
• Módulo de otimização de chapas e perfis de alumínio.
Mais informações: www.softsystem.com.br

Starling
Sistema: SICS
Oferece o sistema SICS na versão robusta e compacta para vidraçarias de todos os tamanhos
• Para projeto, orçamento e gestão;
• Módulo contábil e fiscal (contas a pagar e a receber, integração bancária, emissão de notas fiscais);
• Controle de produção por meio de código de barras;
• Cadastro de clientes e fornecedores.
Mais informações: site.starling.com.br

SystemGlass
Sistema: ToolGlass
A desenvolvedora possui soluções para vidraçarias de pequeno, médio e grande porte
• Para projeto, orçamento e gestão;
• Cadastro de produtos já vinculados ao sistema e possibilidade de criação de tabelas de preço;
• Otimizador de barras de alumínio, que garante maior aproveitamento da matéria-prima;
• Módulo contábil e fiscal (contas a pagar e a receber, controle de comissão).
Mais informações: www.systemglass.com.br

W.Vetro
Sistema: W.Vetro
O sistema pode ser usado por clientes dos mais variados tamanhos
• Para projeto, orçamento e gestão;
• Cerca de 3 mil desenhos na biblioteca de projetos, com possibilidade de incluir modelos personalizados pelos clientes;
• Integração entre vidraçaria e têmpera para realização de pedidos;
• Aplicativo para dispositivos móveis com função de agendamentos e programação de atividades.
Mais informações: www.wvetro.com.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters