Vidroplano
Vidroplano

As novidades da Vitrum 2017

22/11/2017 - 11h28

botteroO lançamento da Bottero, a mesa de corte 548 LAM para laminados, funcionou ao vivo no estande da empresa. A máquina tem tamanho compacto, sistema inovador de aquecimento e conta com ajuste próprio de distribuição de pressão, além de garantir contato sem arranhões com a superfície do vidro. Outros diferenciais: sistema de rotação automática das peças, patenteado pela empresa, e economia de 36% da energia consumida para o aquecimento dos vidros antes do corte, em relação a outras máquinas disponíveis no mercado.

 

 

bovoneUma inovação no estande da Bovone: a “ilha sem operadores” (foto): único sistema robótico integrado do mundo, segundo a empresa, a manusear e lapidar grandes peças de vidro. A linha exposta era formada por duas lapidadoras retilíneas com robôs, as quais trabalhavam automaticamente, sem qualquer interação com pessoas.

 

 

 

diptechCom um showroom contendo diversas placas de vidro impressas com imagens em altíssima resolução, incluindo fotos e imitação de texturas como madeira e cerâmica, a israelense Dip-Tech mostrou as impressoras GPI e um lançamento: a linha NEra, que trabalha em alta produtividade usando doze canais de tinta com troca de cor automática.

 

 

 

tecglassDiferentes soluções foram apresentadas pelo Grupo Fenzi, incluindo as impressoras digitais para vidro da espanhola Tecglass, adquirida no ano passado pela companhia italiana. O modelo Vitro Jet F Type (foto) possui tecnologia Side Kinetix. Com ela, o cabeçote se move na diagonal, aumentando a eficiência no trabalho e a consistência da qualidade de impressão. Outra vantagem desses produtos: as tintas podem ser compradas do fornecedor que o cliente quiser.

 

 

forelO enorme estande da Forel, com mais de mil m², recebeu uma linha de insulados completa e operacional, formada por maquinários da série EG, lavadoras VW e robô automático para selagem SRHP. Outro destaque: a linha vertical, de 40 m de comprimento, para lapidação, furação e recorte de vidros jumbo.

 

 

 

forvetAlém de suas tradicionais linhas de furadeiras, como a Francesca FC 1250 HO, a Forvet mostrou a nova geração da Combiflex (foto) — apresentada como protótipo no ano passado durante a feira alemã Glasstec. O equipamento é uma estação completa de beneficiamento, incluindo sistema de código de barras, lapidadora com duplo cabeçote simultâneo, centro de lapidação periférico, furadeira a jato d’água, lavadora horizontal e descarga com ventosas.

 

 

glastonO sistema online iLook Anisotropy, da Glaston, realiza o escaneamento automático do vidro temperado para ajudar no controle da anisotropia. Disponível para todas as linhas de têmpera, inclui um monitor na extremidade de descarga. Ali, é feita a análise das chapas — e os resultados são guardados em um banco de dados, permitindo a rastreabilidade da carga.

 

 

intermacA Intermac levou para a feira as mesas de corte automático para vidro laminado da linha Genius, com dispositivo que se encarrega de carregar as chapas até a mesa. A máquina também trabalha em laminados feitos com chapas low-e. A lapidadora Busetti F10 pode ser utilizada para diversos setores, da linha branca à de painéis solares, fazendo cantos arredondados ou chanfrados.

 

 

keraglassQuem também teve um grande espaço em Milão foi a fabricante de maquinários Keraglass. A empresa italiana expôs suas diversas soluções técnicas mais inovadoras para laminação, pintura e têmpera de vidros. Principal destaque: linha iPlotter (foto), para impressão digital em vidros, usando tinta cerâmica.

 

 

 

macotecA Macotec, cujos produtos são distribuídos no Brasil pela Gusmão Representações, aproveitou o evento para lançar uma ponte rolante automática, que não estava presente no estande. A máquina permite carregar chapas rapidamente e transportar vidros jumbo, assim como peças pequenas, por meio de um conjunto de ventosas e extremidades fecháveis para segurar as chapas.

 

 

optimaA linha completa de softwares da Optima incluía o Opty-Way 8.6, nova versão do programa de otimização para a indústria de float, com módulos separados para corte de monolíticos e laminados; o Cam-Way, indicado para centros de usinagem e lavagem; e o Opty-Way Enterprise, sistema de gestão empresarial, com gerenciador de pedidos exclusivo para o setor vidreiro.

 

 

schiattiA furadeira TFV 2000, da Schiatti Angelo, trabalha em peças de 3 a 19 mm de espessura, fazendo furos e recortes de até 85 mm de diâmetro. Com três seções independentes (uma de entrada das chapas, uma câmara central e uma para a saída delas), conta ainda com módulo PLC interno que gerencia todas as funções. A máquina conta com opcional de troca automática de ferramentas.

 

 

tkOs enormes maquinários da TK não estavam em seu estande — mas isso não impediu que os visitantes interagissem com esses equipamentos: a empresa usou um sistema de realidade virtual, com o qual era possível “visitar” uma área com o portfólio da fabricante, incluindo fornos para têmpera (tanto convencional como química) e laminação.

 

 

 

‘Open house’ da Lisec apresenta produtos a clienteslisec_boxe
A Lisec não expôs na Vitrum, mas aproveitou a presença de clientes na feira para organizar o open house, uma visita à sua fábrica em Hausmening, na Áustria. Mais de 150 clientes conferiram de perto a linha de insulados Velocity, a mais rápida do mundo, segundo a fabricante: possui tempo de ciclo de apenas dezesseis segundos para a produção de um vidro duplo de 0,9 x 0,6 m. Foi apresentado ainda o forno de têmpera Aeroflat, próprio para low-e e chapas com largura de 1,2 e 1,7 m. “Os clientes ficaram felizes em ver os sistemas em operação. Além disso, os processadores apreciaram o encontro como uma oportunidade para trocar opiniões com colegas e nossos consultores”, conta Othmar Sailer, diretor-executivo da companhia.

Este texto foi originalmente publicado na edição 539 (novembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters