Vidroplano
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Como estar preparado para vender à Geração Alfa

21/01/2016 - 16h10

Este texto foi originalmente publicado na edição 517 (janeiro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

 

Escrito por Jaques Grinberg

Em sua palestra no 12º Simpovidro (confira a cobertura completa do evento na edição de dezembro de 2015), o publicitário Dado Schneider disse que as novas gerações mudaram o mercado e que as empresas devem se adaptar. O artigo abaixo joga um pouco mais de luz neste assunto importante para qualquer companhia que quer ter sucesso no futuro.

Como serão seus próximos clientes
O comportamento de consumo de cada uma das gerações está relacionado ao momento socioeconômico, cultural e histórico em que vivem. Veja:

Veteranos: nasceram entre 1922 e 1944. Evitam parcelar e compram apenas o que é necessário, sem exageros. São conservadores, não gostam de arriscar.

‘Boomers’: Vieram ao mundo entre 1945 e 1965. Investem em bens materiais e gostam de aproveitar a vida com qualidade.

Geração X: São as pessoas nascidas entre 1960 e 1977. Informais no trabalho, valorizam a qualidade de vida. Investem em viagens e entretenimento.

Geração Y: entre 1978 e 1995. São agitados, informais, imediatistas e impacientes. Acreditam em um futuro melhor e buscam mudanças. A tecnologia faz parte das suas vidas — precisam estar conectados à Internet.

Geração Z: a Internet já existia quando nasceram, entre 1996 e 2009. Por isso, não vivem sem ela. São preocupados com o meio ambiente, sustentabilidade — parecidos com a geração Y.

Geração Alfa: surgiu após 2010. Ainda não é possível definir o seu perfil de compra. É chamada de Alfa por falta de uma nova nomenclatura: alguns dizem que será Geração M, de mobile. Isso é uma dica para entender o seu comportamento como consumidor.

Conhecer o que se vende, os concorrentes e a empresa onde trabalha é uma obrigação. Mas saber o perfil dos consumidores é um diferencial de mercado que maximiza os resultados em vendas e fideliza clientes.

Logo, os primeiros membros da Geração Alfa serão nossos clientes. E, acredite, ainda existem empresas que não estão conectadas, sem site, perfil nas redes sociais ou aplicativo mobile. Como vender para esta nova geração se não estiver presente onde e como ela quer e irá comprar? Pare e pense!

O que você precisa mudar hoje para a sua empresa estar preparada para sobreviver nos próximos anos? Esta é uma pergunta para você refletir e agir.

Fale com eles!
Jaques Grinberg, além de empresário, é coach, escritor e palestrante especialista em vendas. É autor do livro 84 Perguntas que Vendem. www.jaquesgrinberg.com.br



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