Vidroplano
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Como integrar marketing a vendas

27/09/2021 - 10h11

Escrito por Marcos Paulo da Costa Correia

Ter as áreas de marketing e vendas trabalhando juntas é essencial para o sucesso de um negócio. Do contrário, a estratégia comercial pode ser falha ou não alcançar resultados condizentes com as expectativas. Para isso acontecer, em primeiro lugar, é preciso investir em uma comunicação mais integrada, promovendo um ambiente de trabalho que envolva decisões em conjunto e baseadas em dados e transparência. Além disso, há muitos outros passos que ajudam a promover essa integração. Confira como isso é possível.

Amizade fortalecida
O muro entre as áreas precisa ser derrubado para que a amizade seja incentivada no local de trabalho. Sendo assim, promova um ambiente que foque em soluções e incentive o diálogo entre ambas as partes. Reuniões pontuais e produtivas são sempre bem-vindas.

Trabalho em equipe
O setor de vendas, por exemplo, pode ajudar com pesquisas de mercado, fornecendo ao departamento de marketing informações que só ele sabe sobre o cliente.

Decisões baseadas em dados
Na maioria das vezes, é possível resolver problemas tomando decisões baseadas em números. Apenas dessa forma, as melhores opções surgem e os resultados melhoram com menos esforço. Se algo deu um bom resultado, continue com as estratégias. Se não funcionou, reveja.

Transparência nos processos
Para que não haja ruídos na comunicação, todos precisam ter acesso às informações. Por isso, não deve haver segredos entre os dois grupos.

Comunicação com a persona
Os dois setores precisam escolher, com base em dados levantados, uma persona (a representação do cliente ideal) para se comunicar com eficiência e eficácia. Isso evita um contato feito de forma errada por qualquer um dos lados.

Marcos Paulo da Costa Correia é professor universitário com formação em administração, gestão em marketing e MBA em inteligência competitiva

Este texto foi originalmente publicado na edição 585 (setembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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