Vidroplano
Vidroplano

Edifício é construído com sistema modular com vidro

22/07/2021 - 10h49

Já imaginou um prédio de oito andares levar apenas cerca de três meses para ser concluído, do momento em que é feita a fundação da obra até a entrega das chaves? O que poderia ser uma possibilidade remota, agora é realidade – e aqui em nosso país. Trata-se do Level, edifício erguido na catarinense Tubarão, a cerca de 150 km da capital, com um sistema modular que pode ser comparado a um brinquedo de montar. A tecnologia, desenvolvida pela empresa Brasil ao Cubo (BR3), que emprega o nosso material para trazer luz natural e conforto térmico para os interiores, promete revolucionar o modo como os canteiros de obras são encarados.

vidro-em-obra2

 

Inovação
O conceito da construção modular existe há mais de duas décadas em países como Austrália, Japão, Estados Unidos e em nações da Europa, embora ainda não seja algo popular em terras brasileiras. Pensando nisso, o engenheiro, CEO e fundador da BR3, Ricardo Mateus, criou uma forma de industrializar a construção civil, trazendo-a para dentro da fábrica. A obra agora passa a ser “fatiada” em módulos que são fabricados off-site (ou seja, fora de onde o empreendimento será levantado). Quando finalizados, são transportados por meio de carretas até o local da instalação.

Apesar de recente, esse sistema já foi utilizado, no ano passado, em cinco hospitais de campanha construídos ao redor do País para o combate à Covid-19. Ao todo, eles disponibilizaram 333 novos leitos para pessoas infectadas com a doença.

vidro-em-obra3

 

Como funciona
A montagem é feita com guindastes. Após serem içados, os módulos são acoplados à estrutura de fundação da obra. Nesse momento, também são “encaixadas” as infraestruturas de cada um dos andares (sistemas elétrico e hidráulico, de esgoto e de drenagem), que consistem em “pontos de espera” deixados estrategicamente em locais de fácil acesso, para serem conectados imediatamente após a instalação dos módulos. “Os únicos acabamentos feitos no canteiro são as emendas de cada um dos módulos. Todo o resto já vem pronto de fábrica, incluindo pisos, forros, banheiros e cozinhas completos etc.”, revela o engenheiro Jonathan Degani, sócio e gerente de Pós-obra da empresa.

vidro-em-obra4

 

Recorde sul-americano
O Level, cujo design foi desenvolvido pelo escritório catarinense ATO9, tem, aproximadamente, 3.300 m² de área e é o primeiro prédio modular a atingir a marca de oito andares na América Latina. “Temos estudos e negociações para mais construções assim em algumas capitais do Brasil. Assim, é possível, inclusive, quebrar esse recorde de altura mais uma vez”, explica Degani. A obra abriga a parte corporativa da BR3, um espaço para trabalho compartilhado e uma área de conveniência da rede de postos Premier.

A escolha pelo uso de vidros nas fachadas se deu pela opção de trazer iluminação natural para os interiores, além de garantir a integração com o ambiente externo e oferecer amplitude aos ambientes. “Outro aspecto importante do material é a sua praticidade na manutenção e durabilidade. Todas as fachadas também saíram prontas de fábrica, devidamente instaladas em seus respectivos módulos”, ressalta Degani. Ali foram aplicados laminados de controle solar, fabricados pela Guardian e processados pela Vipel, para ajudar no conforto térmico dos usuários.

vidro-em-obra5

 

Esse tipo de projeto, portanto, pode ser uma aposta interessante para o mercado vidreiro. Mas vale atentar-se para o alerta feito pelo gerente de pós-obra da BR3: “Para as soluções construtivas ágeis como essas, é essencial uma cadeia de fornecedores que atenda os prazos curtos com os quais trabalhamos. Acredito que ainda há o que evoluir para acelerar os setores de beneficiamento de vidro e alumínio nesse sentido”.

Ficha técnica
Autor do projeto: ATO9
Local: Tubarão (SC)
Conclusão: 2021
Vidros das fachadas dos módulos: laminados SunGuard Silver 32 + PVB incolor + vidro incolor
Fabricante: Guardian
Processador: Vipel

vidro-em-obra6

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 583 (julho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters