Vidroplano
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Eles são a cara do nosso setor!

16/06/2015 - 16h46

Vidraceiros de várias partes do Brasil falam sobre o mercado atual e suas experiências

O Dia do Vidraceiro é comemorado em 18 de maio. Não é sem motivo que esses profissionais têm um dia próprio: são eles que fazem o contato direto com o usuário final, vendem e instalam vidros e apresentam as informações sobre cada tipo de aplicação, ferragens e acessórios que devem ser usados e todos os cuidados de que o produto precisa. Em resumo, o vidraceiro representa toda a cadeia produtiva para o cliente final, sendo uma peça chave para o crescimento do setor — ainda mais frente à crise financeira que o Brasil atravessa.

Em homenagem a esses trabalhadores, O Vidroplano preparou uma reportagem especial, apresentando um pouco da realidade vivida por vidraçarias em diferentes partes do País, listando dicas sobre como agregar valor ao seu trabalho e apontando iniciativas para a capacitação de vidraceiros.

Exigências de mercado

“Os clientes estão cada vez mais exigentes, o que faz com que vidraceiros que outrora entravam no setor como autodidatas hoje busquem cursos e tudo que possa conferir diferencial profissional”, diz Régis Ayala, sócio-diretor da Vidraçaria Vidronorte, de Fortaleza (CE). Para ajudar nesse sentido, associações e empresas desenvolvem treinamentos de capacitação (veja mais na página XX). Ayala, contudo, ressalta que, em algumas regiões do País, como a cearense, o setor ainda é muito carente de tais iniciativas.

“Buscamos sempre atender a normalização vigente, garantindo a qualidade e a segurança exigidas para essa atividade”, afirma Leonardo Oliveira da Costa, diretor-administrativo da Vidraçaria Lagoa, localizada em Florianópolis. E ele acrescenta: “Também exigimos sempre o uso dos EPIs [equipamentos de proteção individual] para o manuseio e transporte dos vidros”.

Tempos modernos, soluções modernas

Em um momento em que a comunicação está cada vez mais dinâmica e acessível, as vidraçarias não ficam atrás. Agora, o atendimento ao cliente conta com tecnologias especializadas para nosso setor: a Vidraçaria Lagoa, por exemplo, utiliza o ECG [e-commerce glass], software desenvolvido para gerenciamento de vidraçarias, com a formalização de pedidos via sistema.

Redes sociais e aplicativos também são utilizados para essa função. A Casa Vânia, em Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, tem o WhatsApp — aplicativo que permite a troca gratuita de mensagens pelo celular — entre seus canais para recebimento de pedidos, informa o sócio-proprietário da empresa, Helcio Assumpção.

Vendendo bem o seu peixe… ou melhor, o vidro

Novas soluções para o atendimento ao cliente são importantes, mas não farão diferença se o vidraceiro não mostrar conhecimento e capacidade para o trabalho a ser executado. Por isso, ao ter contato com a demanda para definir a melhor solução, não se esqueça dos passos abaixo:

  • Transmitindo segurança — Do começo ao fim da obra, o vidraceiro precisa se mostrar disponível ao cliente. No início, agenda a visita para verificar se todos os vãos estão dentro das normas de instalação e também para checar as condições existentes. Depois, executa todo o trabalho (orçamento, pedido à processadora, instalação etc.) sempre solícito para esclarecer dúvidas. Antônio Claret Pereira, sócio-proprietário da Vidraçaria Invicta, de Contagem (MG), tem sua equipe disponível para qualquer necessidade: “Oferecemos assessoria do inicio ao fim da obra e os clientes também contam com nossa assistência técnica especializada”;
  • Nada de improvisos — O profissional deve trabalhar com produtos e serviços de qualidade, priorizando a segurança e explicando com clareza que o cliente precisa comprar o tipo certo de vidro, ferragens e acessórios para a instalação, ainda que exija maior investimento. Guarda-corpos, por exemplo, só podem levar vidros laminados ou aramados, como determina a NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil;
  • Apresente o que o vidro tem a oferecer — Por medo de perder o cliente, na hora de fazer um orçamento, nem sempre o melhor é o que tem menor preço. Vale a pena detalhar a economia de energia de um vidro temperado de controle solar temperado ou as vantagens de segurança, conforto térmico e acústico dos vidros laminados e insulados por exemplo.
  • Depois da obra — Quando o trabalho está concluído, é hora do atendimento pós-venda. A Golden Vidros, de São José (SC), observa nessa atividade uma oportunidade de fidelização. “Nossa equipe de vendedores é instruída a entrar em contato com os clientes para termos informações sobre a conservação e bom funcionamento do produto, além de sanar outras dúvidas eventuais”, indica Shahla Othman, sócia-proprietária da vidraçaria.

Pela união da cadeia vidreira

Parece ser consenso entre os vidraceiros: não há como o setor vidreiro crescer sem que os elos da cadeia conversem entre si. “Precisamos entender e ouvir toda a cadeia e encontrar o melhor caminho para que todos ganhem, da fábrica ao vidraceiro”, diz Leonardo da Costa, da Vidraçaria Lagoa.

Como promover essa aproximação? Entre as ações que outras áreas do segmento podem desenvolver para ajudar as vidraçarias, Pereira, da Invicta, sugere a realização de um trabalho de divulgação das marcas comercializadas e a oferta de melhores preços e condições de pagamento. Ayala, da Vidronorte, acrescenta a necessidade de criação de mais associações e cursos em todas as partes do País e a inovação em produtos. Shahla, da Golden Vidros, destaca que fabricantes, processadores e distribuidores podem ajudar muito ao orientar seus trabalhadores para melhor compreensão das necessidades dos vidraceiros e de como melhor atendê-las.

Apesar de todos os desafios pela frente, Assumpção, da Casa Vânia, vê o trabalho de uma vidraçaria também como bastante recompensador. “Considero que essa é uma das mais belas profissões, capaz de realizar obras magníficas quando combina o vidro com diversos materiais.”

Principais barreiras para os vidraceiros

  • Prazos de entrega e preços cada vez menores exigidos pelo mercado;
  • Atrasos de outros profissionais envolvidos nas obras antes da instalação dos vidros, deixando os vidraceiros com prazos estourados;
  • Informalidade do mercado — empresas sem qualificação e que não pagam impostos oferecem produtos e serviços de valores mais competitivos do que os de vidraçarias idôneas;
  • Falta de mão de obra qualificada no mercado;
  • Falta de atualização dos profissionais para acompanhar as inovações do setor e combater erros resultantes de vícios adquiridos na prática.

Dicas para conquistar a clientela

Mostrar os diferenciais que sua empresa oferece, tanto no trabalho em si como no atendimento ao cliente, muito contribui para o sucesso comercial de uma vidraçaria. Gilberto Cavicchioli, consultor e professor de Pós-graduação e MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), apresenta algumas ações que podem ajudar os vidraceiros a agregar valor na venda dos vidros para clientes finais:

  • Mesmo que o negócio não tenha muitos recursos, uma vidraçaria pequena pode imprimir folhetos ou cartões e distribuir nas redondezas de sua sede;
  • Faça parte de redes sociais e compartilhe fotos de seus produtos. Peça aos clientes que recomendem a empresa nessas publicações;
  • Investir em equipamentos é fundamental, mesmo que não seja possível obtê-los novos no começo do negócio. Há linhas de crédito para pequenos negócios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pode dar dicas para a elaboração de um plano de negócios;
  • Participar de eventos do setor é uma forma de conhecer pessoas, comprar ou se inteirar das novidades do mercado;
  • Dê garantia dos serviços que a vidraçaria presta. Esteja preparado para atender emergências;
  • Sempre ligue para o cliente depois da entrega do produto ou serviço e verifique se o atendimento foi satisfatório — além de demonstrar atenção para com o comprador, também é possível obter feedback sobre o que pode ser melhorado;
  • Pergunte se há outro serviço de que o consumidor precise ou se ele conhece alguém que necessite o trabalho de uma vidraçaria. A recomendação boca a boca de um cliente satisfeito é valiosa.

Manutenção preventiva: oportunidade de negócio

Este ano, a Abravidro lançou o programa De olho no boxe, para incentivar a sociedade a conhecer e aplicar as determinações presentes na NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança. A primeira ação do programa foi a elaboração e lançamento do Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, disponível gratuitamente e com livre acesso para download no portal da associação. Em breve, serão lançados também um site exclusivo e materiais de apoio.

Ao entregar o manual impresso para seus clientes, o vidraceiro cumpre a obrigação determinada pela NBR 14207 (que exige a orientação aos clientes por meio de um folheto), aumenta sua credibilidade e reforça ao comprador do boxe a necessidade de realizar a manutenção preventiva anualmente — o que significa que ele pode ser contratado para prestar esses serviços. Criar uma equipe na vidraçaria para exercer esse trabalho pode ser uma excelente oportunidade de negócio, ainda mais em um momento de economia desacelerada.

Empresas promovem aprendizado constante

Algumas processadoras e vendedoras de acessórios e ferragens têm percebido a importância da qualificação dos vidraceiros para que seus produtos sejam instalados apropriadamente, além de aproximá-las de seus clientes e contribuir para o avanço do setor. Abaixo, apresentamos algumas iniciativas:

  • Brasil Glass Rio — Comerciante de acessórios e ferragens para vidros, ela vem promovendo cursos há dez meses no Rio de Janeiro, quase todos gratuitos, em parceria com empresas como Cebrace, Fischer, Ideia Glass, Q-Railing e Tecnolock. A variedade de treinamentos é grande, apresentando desde vidros de controle solar a boxes, bottons e sistemas para guarda-corpos e corrimãos.
  • Glass Temper — Possui dois cursos técnicos aplicados no Rio de Janeiro. Um dos treinamentos é voltado para o envidraçamento de sacadas, enquanto o outro ensina a especificação, comercialização e instalação de vidros temperados, laminados e espelhos.
  • Glass Vetro — Seus treinamentos ensinam como trabalhar com molas hidráulicas, sistemas de guarda-corpos e corrimão e colagem UV ou com fitas dupla face, entre outros temas. As aulas podem ser ministradas nas lojas franqueadas da empresa ou diretamente em seus distribuidores espalhados pelo Brasil.
  • Ideal Temper Vidros — Realiza, na Grande São Paulo, mensalmente, treinamentos para projetos, normas e aplicações do vidro. As aulas ficam a cargo de Jotanael de Souza e são voltadas principalmente para quem está entrando no mercado.
  • Ideia Glass — Seu Curso Mundo Ideia Glass conta com dois módulos, um para atendimento e técnica de vendas e outro para instalação e manutenção de boxes.

Entidades regionais associadas à Abravidro oferecem treinamentos!

Quem acompanha as edições de O Vidroplano sabe que muitas das entidades vidreiras regionais associadas à Abravidro frequentemente abrem turmas para cursos de especialização em diferentes áreas, indo da capacitação básica para vidraceiros até especializações em temas como orçamentos e projetos, vidros de segurança, pele de vidro e como evitar erros e devolução de pedidos, entre outros. Veja o que os representantes de algumas delas têm a dizer sobre o assunto:

“O mercado vidreiro cresceu de forma espetacular nos últimos anos. O vidro hoje é um material de ágil fornecimento e fácil acesso, mas nesse período não houve qualificação da mão de obra que acompanhasse esse crescimento. Além dos instaladores, nossos cursos também procuram capacitar seus gestores, para ajudar a realizar as vendas.”

Gilberto Ribeiro, presidente do Sindividros-RS

“De dez anos para cá, notamos que os vidraceiros ficaram mais atentos à necessidade de conhecer produtos de qualidade, soluções para cada projeto e normas para o vidro. Muita coisa mudou, a procura por cursos e treinamentos tem crescido e, assim como os profissionais vidreiros estão evoluindo, os cursos disponíveis também precisam acompanhar essa evolução.”

Marcus Aurelius de Andrade Pezotti, presidente da Adivipar

“Promover a capacitação dos vidraceiros é uma das atividades mais importantes das entidades regionais. É importante notar que, apesar das dificuldades que os profissionais mais antigos têm para assimilar os novos produtos e formas de trabalho no mercado, eles demonstram mais dedicação na busca pelo aprendizado do conteúdo.”

Antônio Carlos Alves de Almeida, presidente da Adevibase

“Apesar de os vidraceiros serem a parte diretamente beneficiada, toda a cadeia ganha com a capacitação, pois são eles que promovem, diretamente, o nosso setor, gerando as demandas por vidro na construção civil. Por isso, é importante que as indústrias apoiem as entidades de classe, para que essas ações sejam cada vez mais eficientes.”

Leonardo Braz Vieira Santos, presidente da Amvid

Todas as atividades das entidades regionais são mostradas na agenda do portal da Abravidro, informando data, local, horário e outros detalhes de cada evento e disponibilizando os contatos das associações para que os interessados possam obter mais informações.

A agenda pode ser acessada em www.abravidro.org.br/agenda.asp

Os vidraceiros que conversaram com ‘O Vidroplano’

Antônio Claret Pereira, sócio-proprietário da Vidraçaria Invicta (Contagem, MG)

Hélcio Assumpção, sócio-proprietário da Casa Vânia (Guarulhos, SP)

Leonardo Oliveira da Costa, diretor-administrativo da Vidraçaria Lagoa (Florianópolis)

Régis Ayala, sócio-diretor da Vidraçaria Vidronorte (Fortaleza)

Shahla Othman, sócia-proprietária da Golden Vidros (São José SC)

Fale com eles!

Adevibase — www.adevibase.org.br

Adivipar — (42) 3622-6783

Amvid — www.amvid.com.br

Brasil Glass Rio — (21) 3445-0400

Casa Vânia — www.casavania.com.br

ESPM — www2.espm.com.br

Glass Vetro — www.glassvetro.com.br

Golden Vidros — www.goldenvidros.com.br

Ideal Temper Vidros — www.idealtempervidros.com.br

Sindividros-RS — www.sindividrosrs.com.br

Vidraçaria Invicta — www.vidracariainvicta.com.br

Vidraçaria Lagoa — www.vidracarialagoa.com.br

Vidraçaria Vidronorte — (85) 3281-2421



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