Vidroplano
Vidroplano

Em busca de estabilidade

21/06/2021 - 10h18

domingos-jun2021O mercado vidreiro segue experimentando as incertezas do momento que atravessamos. Enquanto a vacinação dá indícios de que vai avançar com maior rapidez no segundo semestre, a economia segue instável. A demanda aquecida do final de 2020 e começo de 2021, com mercado comprador forte, já não é a realidade da maioria dos processadores, os quais têm experimentado queda no volume de pedidos e cotações e a sensação de que a ponta final já deixou de consumir nos mesmos níveis.

O resultado disso é que vemos os preços do nosso material despencando, bem como a atuação forte de distribuidoras, inclusive com a entrada de novas empresas nesse segmento. Em paralelo, as construtoras, responsáveis por grande parte do consumo dos produtos, tentam fechar contratos que garantam preço do vidro por longos períodos, em meio a tanta volatilidade, deixando para nós os riscos da alta de preços da matéria-prima. Os desafios não têm sido poucos, mas para quem trabalha com seriedade e compromisso com o setor, a expectativa é de que a situação se estabilize em breve.

E por falar em compromisso com o setor, a Abravidro realiza este mês mais uma edição do PPCPE, único curso de PCP do mercado criado exclusivamente para o setor vidreiro. Com vagas esgotadas, é mais um sinal da busca constante por melhoria nos processos de nossas empresas que, como mostra a última edição do Panorama Abravidro, viram uma melhora nos índices de produtividade do setor em 2020.

Melhoria nos produtos e processos e trabalho sério: esse, sim, é o caminho que pode trazer melhores resultados para todos nós.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 582 (junho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters