Vidroplano
Vidroplano

Especialização Técnica Abravidro tem alta procura em 2021

21/12/2021 - 09h49

A necessidade de evitar aglomerações levou à interrupção de muitos cursos e eventos em 2020. Porém, em 2021, as atividades presenciais foram retomadas aos poucos, seguindo os devidos cuidados em relação à pandemia. Com isso, as empresas vidreiras nacionais voltaram a procurar meios para capacitar suas equipes.

Saiba a seguir o que essa busca por qualificação sinaliza em relação ao mercado e o interesse das processadoras em conhecimentos que permitam um aumento na sua produtividade, além dos resultados que o conteúdo aprendido com a Especialização Técnica Abravidro trouxe para elas.

 

direto-da-abravidro2

Imagem: Amorim Leite

 

 

Adaptação ao “novo normal”
Segundo a Abravidro, 2021 foi o 2º melhor ano na quantidade de módulos contratados desde que a especialização foi criada, em 2011. Confira os números:

36 empresas atendidas;

Mais de 700 alunos treinados;

165 módulos aplicados (incluindo as três turmas de PPCPE, realizadas na sede da Abravidro em junho, agosto e outubro).

A que se deve a retomada da procura por qualificação? Cláudio Lúcio da Silva, instrutor técnico da Abravidro e um dos maiores especialistas brasileiros no beneficiamento do vidro, responde: “A nova geração de dirigentes e gestores começou a perceber necessidades – tanto dela mesma como de seus clientes diretos e do consumidor final – que não identificavam até então, estimulada principalmente pelas mudanças e consequências do ‘novo normal’, que os agarrou pelo pescoço”.

Segundo Cláudio, é a percepção da necessidade de se adaptar a esse novo cenário que permite a uma empresa ser capaz de se transformar. “Dessa forma, é possível identificar e promover ações de melhoria, correção ou mesmo disrupção com paradigmas que já não se mostram mais corretos; isso proporciona ganhos na eficácia e eficiência da produção.”

Assim, o instrutor técnico da Abravidro considera que a busca das processadoras por capacitação mesmo durante a pandemia – e talvez até por consequência dela – pode ser um sinal positivo para o nosso setor. “Mesmo em face de um ano atípico, a procura pelos módulos da Especialização Técnica Abravidro em 2021 foi bastante satisfatória. Essa qualificação é importante não apenas para a retomada do mercado após a pandemia, mas também para atender todas as necessidades e demandas atuais das empresas.”

Efeitos do conhecimento
Veja o que algumas empresas que contrataram os módulos da Especialização Técnica Abravidro em 2021 têm a dizer sobre os resultados alcançados:

 

direto-da-abravidro3

Imagens: Divulgação Abravidro

 

 

“O conteúdo apresentado nas aulas é fundamental em um processo de beneficiamento de vidro. Após os treinamentos, iniciamos reformulações em nossos processos e já estamos sentindo melhora em nossa produtividade. O instrutor responsável pela Especialização Técnica Abravidro conhece profundamente os temas e consegue nos transmitir esse conteúdo de forma clara e completa.”
Wagner Lima, gerente-geral da Blue House (Brasília, DF)

“O mercado vidreiro está sempre em evolução; quem não se prepara, ficará parado no tempo. Há sempre uma oportunidade para aqueles que buscam a melhoria contínua de suas equipes e processos. Nesse sentido, os cursos da Abravidro agregam conhecimento e trazem resultados positivos.”
Valbete da Silva, gerente-comercial da Pilar Glass (Barueri, SP)

“Adquirimos muito conhecimento, tanto na teoria como prática. Como consequência da aplicação desse aprendizado, percebemos que nossa produtividade teve um salto exponencial. Recomendamos muito todos esses módulos, pois eles nos preparam tanto para o presente ajustado como também para o futuro desconhecido.”
Vinicius Silveira, diretor-executivo da PV Beneficiadora (Itapetininga, SP)

Crédito da imagem de abertura: Amorim Leite

Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters