Vidroplano
Vidroplano

Mansão em Los Angeles destaca-se com paredes envidraçadas

19/08/2019 - 12h23

Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, é o lar dos principais estúdios de cinema do mundo, assim como de inúmeras estrelas da Sétima Arte. A cidade respira glamour em regiões como Hollywood e Beverly Hills. Por isso, é bem comum ver por lá projetos arquitetônicos residenciais de grande porte. Agora, com a recente finalização da Orum Residence, isso chega a um novo patamar: a mansão paira sobre o nobre bairro de Bel Air, utilizando as tecnologias mais modernas em caixilhos para suas paredes envidraçadas e fazendo com que a obra se integre aos arredores.

Ficha técnica
Autor do projeto: escritório de arquitetura SPF Architects
Local: Los Angeles, Estados Unidos
Conclusão: fevereiro de 2019

Visão de cima
A casa, com quase 2 mil m² de área e localizada em uma colina destacada da região, tem formato semelhante ao de uma hélice de três pás, que não só permite, mas maximiza vistas inigualáveis de Los Angeles. É possível admirar a paisagem independentemente de onde a pessoa esteja dentro da estrutura — ou mesmo nos jardins e piscinas do imóvel.

“O cliente queria uma residência luxuosa em que pudesse fazer eventos e hospedar vários membros de sua família, mas também queria algo aconchegante. Para isso, era preciso que os espaços fluíssem uns para os outros com facilidade”, explica o arquiteto Zoltan Pali, fundador do escritório SPF Architects, responsável pelo projeto. A solução, portanto, foi distribuir os cômodos pelas três “hastes” da hélice a partir de um lobby central, em que está uma escada feita de vidro e aço usada para acessar os dois andares acima do solo.

Orum-Residence (1)

Janelas para a metrópole
As luzes de Los Angeles são bastante dinâmicas: o centro é formado por arranha-céus iluminados e o pôr-do-sol mistura as cores laranja e roxa no céu, isso sem falar no píer de Santa Mônica e sua roda-gigante que pode ser vista de longe, a agitação da Hollywood Boulevard etc. E a ideia da SPF foi trazer isso tudo para dentro da Orum. “Como a obra é posicionada bem acima da cidade sem impedimentos visuais, queríamos que ela capturasse esse espírito. Os grandes painéis de vidro proporcionam aos moradores uma forte conexão com seu entorno”, comenta a diretora-criativa Judit Fekete, também fundadora da empresa.

Para facilitar essa interação, as paredes dos andares acima do solo são envidraçadas com ultra-clear, conhecido pelo termo low-iron por possuir menor teor de ferro, permitindo maior passagem de luz. Mas também há peças com películas refletivas e opacas, o que faz a fachada misturar diferentes estéticas. Nesses fechamentos, aplicaram-se sistemas de correr anodizados, fabricados pela companhia suíça Sky-Frame. Alguns deles são motorizados, como os da entrada e da suíte principal, incluindo ainda uma parte curva. Já as estruturas fixas foram produzidas pela alemã Schüco e pela canadense Glasbox.

Orum-Residence (3)

Especificação técnica
Vidros usados: Ultra-clear (low-iron, com baixo teor de ferro), nos fechamentos dos andares superiores e também em divisórias e guarda-corpos internos
Fabricante dos perfis motorizados dos fechamentos: Sky-Frame
Fabricantes dos perfis fixos dos fechamentos: Schüco e Glasbox

Orum-Residence (5)

A grandiosidade da Orum
Além de quatro quartos, sendo dois deles suítes especiais, a casa possui:
– Sala de cinema;
– Academia, SPA e sauna;
– Duas lareiras;
– Adega para mil garrafas;
– Piscina com iluminação de LED;
– Garagem que se transforma em área de eventos;
– Residência para convidados e caseiros, que inclui quatro quartos, quatro banheiros, cozinha, garagem e acesso exclusivo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 560 (agosto de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters