Vidroplano
Vidroplano

Nem só de pandemia vive a indústria

19/11/2020 - 11h19

domingos-nov2020As eleições municipais deste mês de novembro são um bom lembrete de que nem só de pandemia e seus impactos na saúde, na indústria e na economia vivemos. Neste ano atípico, a agenda política também foi bastante impactada e muitas das demandas da sociedade – mas especialmente do empresariado – ao governo, como a reforma tributária, não conseguiram avançar e vão ficar para o terceiro ano da gestão Bolsonaro.

E se há agendas paradas por conta da pandemia, aqui na Abravidro, ao contrário, os projetos continuam firmes e em andamento. Prova disso foi a publicação, no último dia 12, da norma NBR 16918 — Vidro termoendurecido, após três anos de muito trabalho com a contribuição de representantes de diversos elos da cadeia vidreira. E também neste mês teve início a revisão da NBR 14698 – Vidro temperado.

O temperado é o processado mais utilizado no Brasil, como mostra o Panorama Abravidro, e a norma que trata desse produto é de 2001. Fica aqui o convite aos nossos leitores para que participem desse processo de forma ativa, contribuindo para o desenvolvimento de uma norma mais abrangente e completa. As reuniões, que neste momento estão sendo realizadas exclusivamente de forma remota, são abertas à participação de todos e o calendário está disponível em nosso site.

A agenda de treinamentos oferecidos pela Abravidro também tem estado agitada, com muitos acionamentos nos quatro cantos do País, o que demonstra que os processadores estão aproveitando o período de demanda aquecida para qualificar suas equipes e melhorar seus resultados. Como empresários, é nosso papel buscar melhorias constantes em nossas empresas, sempre tentando alcançar a excelência operacional. O que você tem feito para melhorar a produtividade da sua empresa?

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 575 (novembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters