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Os segredos da gestão de pessoas – Parte 2

16/10/2019 - 14h01

Assinado pela FIA Business School

Daremos continuidade aos conceitos vistos nesta coluna no mês passado. A gestão de pessoas guia-se a partir de 5 elementos básicos.

1. Motivação
Sem engajamento, o desempenho individual cai e, por consequência, a produtividade geral também. Uma medida a ser tomada, dependendo do tipo de negócio, é montar um sistema de bonificação: cada vez que o colaborador cumpre seu objetivo mensal, recebe uma gratificação (não necessariamente em dinheiro). Leve em conta que se trata de um investimento.

2. Comunicação
Uma ordem mal-explicada ou um recado interpretado equivocadamente são atalhos para desentendimentos. Gerir pessoas significa usar linguagem clara. Certifique-se de passar informativos por escrito, virtualmente ou impressos. Também use e abuse dos feedbacks, pois ajudam o colaborador a saber se está no caminho certo. Seja sincero: mais vale uma crítica construtiva do que tapar os olhos e fingir que nada ruim está acontecendo.

3. Trabalho em equipe
O bem comum tem de estar acima das vaidades. Desenvolva dinâmicas de grupo que enfatizem o companheirismo, evidenciem as semelhanças e minimizem as diferenças. Fazer reuniões periódicas com a equipe ajuda a ter um acompanhamento mais próximo. E lembre-se de que a vida não se resume só ao trabalho: confraternizações podem melhorar o entrosamento.

4. Competências
Não existe funcionário perfeito. Mas isso não impede que pontos fortes sejam maximizados e fraquezas atenuadas. Uma boa forma de identificar isso é atribuir métricas para mensurar o desempenho. Diversos tipos podem ser adotados: eficácia, eficiência, produtividade, qualidade, índice de vendas etc.

5. Treinamento
Uma vez encontradas as lacunas de competências a serem aprimoradas, parta para o treinamento. A própria empresa pode oferecer workshops ou inscrever colaboradores em cursos e palestras externos. Depois, as pessoas que passarem por esse aprimoramento podem disseminar tudo que aprenderam. Instigue a busca por conhecimento e demonstre que a empresa acredita e investe no potencial dos profissionais.

FIA Business School (fia.com.br) é uma instituição de ensino com foco em teorias e métodos de administração de empresas, atuando por meio de três linhas de atividade: educação executiva, pesquisa e consultoria.

Este texto foi originalmente publicado na edição 562 (outubro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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