Por que ter estratégia?
22/11/2019 - 15h10
Escrito por Jerônimo Mendes
Abrir uma empresa é a coisa mais fácil do mundo. Manter essa empresa e conseguir bons resultados é um desafio. Empreendedores competem num mercado que privilegia a persistência, o planejamento e as vantagens competitivas duradouras. Se você não sabe mais quem é o competidor, mas entende que os princípios da gestão não mudam tão facilmente, estabelecer uma estratégia torna-se imperativo. Sua empresa precisa discutir com frequência as razões que poderão perpetuar ou destruir o negócio mais adiante.
A estratégia deve responder a quatro questões fundamentais:
– Em que negócio você está? (segmento);
– O que você realmente vende? (produto ou serviço);
– Qual é seu público-alvo (foco);
– Qual é seu diferencial competitivo? (vantagem competitiva).
Quanto mais corretas e claras forem as respostas, melhor o entendimento do seu mercado, maior o esforço para tornar seu produto um sucesso e maior a percepção por parte do seu público-alvo.
Assim sendo, uma boa estratégia resume-se em:
1. Reforçar seus pontos fortes, a ponto de torná-los uma vantagem competiva;
2. Reduzir seus pontos fracos, a fim de diminuir a vulnerabilidade do seu negócio;
3. Aproveitar as boas oportunidades para se tornar ainda mais rentável;
4. Precaver-se contra as ameaças que surgem todos os dias.
E por que criá-la? Por seis motivos:
– Gerar um modelo de negócio diferenciado;
– Garantir o retorno sobre o investimento;
– Adotar um posicionamento correto;
– Atrair bons investidores e/ou agentes de financiamento;
– Tomar decisões melhores;
– Garantir a sustentabilidade do negócio.
Em caso de dúvida, lembre-se da máxima chinesa: para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. O segredo está na execução. É a disciplina que separa os que fazem daqueles que vão continuar pensando que isso não é importante. Pense nisso, empreenda e seja feliz!
Jerônimo Mendes é administrador, coach, professor universitário e palestrante, além de escritor de livros como Empreendedorismo 360 graus e A atitude muda tudo.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Nova edição de O Vidroplano apresenta os detalhes do 16º Simpovidro
- Termômetro Abravidro: responda à pesquisa sobre abril
- 16º Simpovidro já tem data e local definidos
- CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%
- Dia do Associativismo: os benefícios da ação conjunta
- Prêmio Abravidro Glass South America prorroga inscrições