Vidroplano
Vidroplano


1º dia do Fórum Fachada Glazing discute sistemas, silicones e vidros

23/03/2021 - 14h55

Ontem (22) foi o 1º dia de palestras online do Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas. Promovido pelo Canal do Serralheiro ele tem como objetivo oferecer conteúdo técnico a profissionais das indústrias de esquadrias, arquitetos e engenheiros. O evento, que tem a Abravidro entre seus apoiadores, foi aberto por Alexandre Araújo, fundador do Canal do Serralheiro, que enfatizou que a busca pela inovação deve ser constante e que quem fica estagnado está fadado ao fracasso.

Antônio B. Cardoso, sócio da AC&D Consultoria em Alumínio e Participações, primeiro palestrante do fórum, focou em fachadas-cortinas unitizadas. Para isso resgatou a história dos sistemas de esquadrias para fachadas no Brasil e apontou os anos 2000 como marco da chegada das fachadas unitizadas no País, trazidas pela Alcoa. Cardoso também destacou a série de vantagens que elas trazem, como o controle total do desempenho com a produção dos módulos na própria obra e maior facilidade na vedação e na identificação de pontos de vazamento. O palestrante apontou ainda o avanço do sistema, mas disse que ainda é necessário investir nos laboratórios, em pesquisa sobre o produto e na educação e formação dos profissionais.

A apresentação seguinte, de Emir Debastiani, engenheiro de Aplicações da Dow, teve como tema o silicone estrutural. Esse é o item responsável por fazer a ligação química entre o pano de vidro e a esquadria de alumínio, precisando suportar todas as cargas dinâmicas e deformações a que a fachada estará submetida, como pressões de vento e variações térmicas. Debastiani alertou que, por isso, o selante de silicone estrutural precisa ter uma série de características comprovadas e certificadas em laboratório, incluindo excelente resistência a raios ultravioleta e a intempéries. Além disso, não pode perder suas características com o passar dos anos.

A arquiteta Betânia Danelon, gestora nacional da equipe de gerentes técnicos da Guardian, ministrou a última palestra. A importância da especificação correta de vidros para alcançar o desempenho térmico e lumínico desejado em fachadas envidraçadas foi seu tema. Ela apontou que os especificadores precisam sempre ter em mente que vidro não é tudo igual – e, da mesma forma, os vidros de controle solar também não são todos iguais. Salientou-se também que as composições e processamentos com os quais eles podem ser usados (laminados, insulados etc.) trazem resultados diferentes na performance e também na estética da fachada.

A cobertura completa do Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas estará presente na edição de abril de O Vidroplano.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters