Vidroplano
Vidroplano


ABNT publica versão nacional de norma ISO

13/05/2022 - 12h44

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou ontem, 12 de maio, a norma ABNT NBR ISO 9050:2022 Vidro na construção civil – Determinação da transmissão de luz, transmissão solar direta, transmissão total da energia solar, transmissão ultravioleta e propriedades do vidro relacionados.

O documento especifica os métodos para determinar a transmissão de luz e energia da radiação solar para aberturas envidraçadas na construção civil. Esses dados podem servir de base para cálculos de iluminação, aquecimento e ventilação de ambientes, além de permitirem a comparação entre os diferentes tipos de vidro.

A nova norma traz fórmulas para variadas composições de vidros, sejam eles monolíticos, laminados ou insulados. Outros assuntos abordados são os parâmetros de caracterização do vidro, desempenho das medições ópticas, transmissão e reflexão luminosa, transmissão total de energia solar (fator solar do vidro), transmissão UV (porcentagem de luz ultravioleta filtrada pelo vidro), fator de dano à pele e renderização de cores, entre outros temas.

Crédito da imagem de abertura: Adobe Stock



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters