Vidroplano
Vidroplano


Abravid-DF realiza palestras em outubro

25/10/2022 - 15h22

No dia 18 de outubro, a Associação Brasiliense de Vidraçarias (Abravid) organizou a apresentação de duas palestras no auditório do campus Brasília da Universidade Paulista (Unip). O evento contou com a participação de 130 pessoas, entre convidados e alunos do curso de Engenharia.

Adiney Jayme de Oliveira, diretor da Planalto Vidros Especiais e vice-presidente da Abravid, ministrou a palestra Aplicações corretas para os vidros de alta segurança, na qual abordou os tipos de vidro de segurança e o comportamento de cada um deles na quebra, bem como os cuidados envolvendo sua especificação e instalação.

Fernando Simon Westphal, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultor técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), fez a palestra Vidros de controle solar: conforto e eficiência. Ao longo da apresentação, Westphal testou o conhecimento dos espectadores fazendo algumas perguntas sobre o tema, como que tipo de beneficiamento pode ser aplicado ao vidro depois de fabricado para controlar a sua transmissão luminosa (serigrafia), qual a faixa de transmissão luminosa normalmente adotada para os vidros de fachadas no Brasil (25% a 45%), e quais tipos de composições podem ser utilizadas para corrigir o problema da frequência crítica no isolamento acústico (laminado com PVB acústico ou insulado com espessuras diferentes).

Essa foi a primeira vez que a Abravid realizou palestras para estudantes. O evento teve apoio da Abividro e do programa Vidro Certo, com patrocínio das usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian e Vivix. A Abravid já comunicou que pretende realizar essa experiência mais vezes.

Crédito da foto de abertura: Divulgação Abravid-DF

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters