Vidroplano
Vidroplano


Entenda os impactos das inundações às empresas vidreiras do RS

23/05/2024 - 10h10

A poucos dias do final do mês, o Rio Grande do Sul segue em situação extremamente difícil devido às enchentes que afetaram várias regiões do Estado entre o final de abril e o início de maio. Todas as atividades foram afetadas pelas inundações, incluindo as das empresas vidreiras.

Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro e do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS), relata que a situação em Porto Alegre é caótica: “O desastre é muito maior do que aparece na televisão ou nas redes sociais. Ainda não temos ideia do efeito devastador da água, pois ela ainda não baixou totalmente, e nem de onde as vítimas desaparecidas irão, e se irão, aparecer”, ele explica.

Em relação às empresas gaúchas do nosso setor, a processadora Lajeadense, de Lajeado (RS), teve sua fábrica severamente afetada pela terceira vez, após as avarias sofridas neste e nos temporais de setembro e novembro de 2023. Além dela, Ribeiro aponta que a Central de Espelhos e a Temperato, de Porto Alegre, tiveram suas fábricas comprometidas; a unidade da Vibrás e uma das unidades da Vidrobox também foram atingidas, ainda sem conhecimento dos danos por impossibilidade de acesso.

“Alguns funcionários dessas empresas tiveram suas residências totalmente submersas na enchente; felizmente, não temos informação de vítimas fatais em suas equipes”, informa o presidente da Abravidro e do Sindividros-RS, acrescentando que todas as empresas estão com limitações de logística para recebimento de matéria-prima ou entrega de produtos.

Mobilização social

Rafael Ribeiro destaca que houve grande mobilização da sociedade nessas semanas: diversas pessoas saíram às ruas com seus carros e suas embarcações para auxiliar as vítimas ilhadas. O Rio Grande do Sul também tem recebido doações financeiras, de alimentos e de itens básicos de todo o Brasil, direcionadas às entidades assistenciais.

No caso do setor vidreiro gaúcho, Ribeiro observa que houve inúmeras doações financeiras de colegas vidreiros de fora do Estado por meio do
link da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais. A Abravidro e o Sindividros-RS, em conjunto com as indústrias gaúchas, conclamam ao setor vidreiro para que apoie as pessoas afetadas por meio de doações para a chave pix (e-mail) financeiro@bancossociais.org.br, uma ação realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e sindicatos industriais, com o apoio da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

A Lajeadense também está arrecadando doações por meio da chave pix (CPF) 033.025.080-93, no nome de Roberta Lopes Arenhart (gerente de Marketing e membro da família proprietária da empresa); todo o valor arrecadado será destinado para a reconstrução da vida dos colaboradores da processadora (para mais informações, clique aqui).

Vale destacar ainda o Workshop Beneficente: Os 8 Pilares Para Vender Mais, Melhor e Sempre, que será realizado pelo Canal do Serralheiro em formato online no dia 5 de junho: todo o valor arrecadado com as inscrições (R$ 97 por pessoa) será destinado ao auxílio para as vítimas das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul (para saber mais sobre o workshop, clique aqui).

Crédito da imagem: Lucas Azevedo/AdobeStock.com

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters