Vidroplano
Vidroplano


Norma para guarda-roupas é publicada com participação do ABNT/CB-37

10/10/2024 - 15h46

No dia 27 de setembro, foi publicada a norma ABNT NBR 17192 — Móveis para dormitório – Guarda-roupas – Requisitos e métodos de ensaio. A elaboração do novo documento técnico foi coordenada pela Comissão de Estudos de Móveis para Cozinha Móveis para Dormitório (ABNT/CE-015:002.003), e contou com a participação do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37).

A participação do ABNT/CB-37 nesses trabalhos diz respeito à aplicação de vidros e espelhos em guarda-roupas, já que o material tem sido usado frequentemente como portas desses móveis, facilitando a identificação do conteúdo em seu interior e trazendo mais leveza ao aspecto visual do produto.

As observações referentes ao uso de vidros e espelhos em guarda-roupas foram reunidas em um anexo da norma. “Conseguimos que o anexo em questão fosse normativo em vez de apenas informativo – ou seja, os requisitos presentes nele precisam ser cumpridos”, explica Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro.

De acordo com o texto, se o vidro for usado como porta do guarda-roupas, ele deve ser um vidro de segurança, seja laminado ou temperado. Caso o vidro seja aplicado como revestimento em uma porta, totalmente colado em seu perímetro, ele pode ser um espelho ou vidro comum. O anexo também inclui cuidados para a colagem de vidros e espelhos no substrato do guarda-roupas (a fim de preservar a vida útil e a segurança do produto) e traz recomendações para a limpeza e manutenção das peças.

Mais informações sobre a ABNT NBR 17192 estarão presentes na edição de novembro de O Vidroplano.

Foto: AdobeStock.com/Vadim Andrushchenko



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters