Vidroplano
Vidroplano


PIB: indústria recua no 2º tri de 2021

02/09/2021 - 14h08

Segundo informações divulgadas ontem (1/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira apresentou, no 2º trimestre de 2021, desempenho negativo: a queda registrada no Produto Interno Bruto (PIB) do País foi de 0,1% em relação ao 1º trimestre do ano. Entre os setores que puxaram o resultado para baixo estão a indústria (-0,2%) e a agropecuária (-2,8%).

Os dados revelam que a recuperação econômica brasileira foi interrompida após altas seguidas. De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), a piora da pandemia, o atraso da vacinação, o desemprego recorde, a alta da inflação, a redução do auxílio emergencial e as incertezas em relação às reformas impactaram negativamente a recuperação industrial.

Como esperado, devido ao cenário de desvalorização do real e aumento no valor dos insumos, a indústria de transformação, com destaque para a automobilística, recuou 2,2% no 2º trimestre de 2021, em relação aos três primeiros meses do ano.

Apesar dos números desanimadores de alguns segmentos, as indústrias extrativas (+5,3%) e de construção (+2,7%) tiveram um desempenho positivo.

Em relação ao mesmo período de 2020, o PIB brasileiro avançou 12,4% — à época, vivíamos as incertezas do início da pandemia.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters