Vidroplano
Vidroplano


Simvidro-MG realiza 15º Tecnovidro em Contagem

10/10/2024 - 10h25

O Sistema Integrado Mineiro do Vidro Plano (Simvidro-MG) organizou, de 1º a 4 de outubro, a 15ª edição do Tecnovidro. Este ano, o tradicional evento voltado para o setor vidreiro de Minas Gerais reuniu 254 participantes na unidade Cedetem do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Contagem (MG).

 

Nos dois primeiros dias do 15º Tecnovidro, a entidade mineira realizou a Oficina Prática de Sistema Glazing, em parceria com o aplicativo Meu Vidraceiro. Além de aprender as particularidades para realizar o orçamento, projeto, confecção de estruturas e instalação, os participantes também puderam conhecer mais sobre o app.

 

No dia 3, o Simvidro organizou o 5º Seminário de Vidros e Esquadrias, que teve Luiz Tavares, diretor do grupo Contramarco, como mestre de cerimônias. Emir Debastiani, engenheiro de Aplicação e Desenvolvimento da Dow Brasil, ministrou a palestra Sistemas de esquadria de alumínio – Como garantir 50 anos de durabilidade em colagem estrutural com silicone; por sua vez, o engenheiro civil Eduardo Silva, especificador técnico da Udinese Assa Abloy, abordou o tema Inovações em acessórios para esquadria – Automações que agregam valor. A arquiteta Flávia Baldini apresentou o Educavidro (plataforma de ensino a distância desenvolvida pela Abravidro e Abividro) na palestra Educavidro e vidros para esquadrias, e a programação do seminário foi encerrada por Franco Faldini, que palestrou sobre o tema Design minimalista e grandes vãos – Os desafios das novas tendências de esquadrias de vidro pelo mundo.

 

O último dia de Tecnovidro teve a primeira edição do Seminário de Vidros para Movelaria, também comandado por Luiz Tavares. Após uma apresentação sobre as possibilidades do Educavidro para qualificação gratuita dos profissionais do nosso setor, Franco Faldini ministrou a palestra Vidros estruturais em móveis – Produtos, normas e aplicações. O painel Vidro na movelaria – Vantagens e desafios foi mediado por Maurício de Souza Lima, presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) e sócio-proprietário da Madriart, e trouxe como convidados Luiz Campolina, designer de produtos e Gerente do Senai Cedetem, e João Pedro Savoi, fundador da Vitsa e gestor-comercial da Top Móveis. A última apresentação do evento, também feita por Faldini, teve o tema Vidros aplicados ao design dos móveis – Tendências do mercado.

 

Para o Simvidro, a realização do 15º Tecnovidro foi muito satisfatória, contando com parceria do Sindimov-MG e com o Senai Cedetem – Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário Petrônio Machado Zica. De acordo com a entidade, pela primeira vez o setor vidreiro olhou para as demandas do setor de móveis para entender as dificuldades e os benefícios de formar parcerias para que o vidro possa ser utilizado cada vez mais pelas marcenarias de Minas Gerais; além disso, os seminários apresentaram tendências mundiais e apontaram boas possibilidades de negócios para os participantes. 

 

O 15º Tecnovidro teve patrocínio das usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian e Vivix, e apoio do Grupo BendGlass (Alox, BendGlass e Lamina Temper), das empresas Cristal Quality, DallMinas, Divinal Vidros, Fantástico Vidros, GlassParts, Minas Laminação, Udinese e WebGlass, da Revista Contramarco, do Educavidro e do portal Vidro Certo.

 

Foto: Divulgação Simvidro-MG

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters