Vidroplano
Vidroplano


Testes acústicos em esquadrias de alumínio: desempenho além da expectativa

08/12/2011 - 00h00

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) divulgaram, no dia 2 de dezembro, os resultados dos programas de ensaios com sistemas e esquadrias padronizadas de alumínio para verificação da capacidade de atenuação acústica. Segundo as entidades, o resultado alcançado supera o indicado pela norma de desempenho.


Considerando o sistema da fachada (esquadria+alvenaria), o melhor resultado do estudo acústico obtido pela Abal veio da janela integrada, informa Cíntia Mara de Figueiredo, integrante do Comitê da Construção Civil da associação. A Afeal, por sua vez, obteve desempenho ainda mais satisfatório com as esquadrias maxim-ar padronizadas – que não têm frestas. “Ambos os estudos concluíram que as janelas de correr, da forma como são feitas hoje, não importa de que material, chegaram ao seu limite de vedação. A tipologia exige que a janela tenha uma fresta entre uma folha e outra para poder correr. Necessariamente, onde passa o ar, passa o ruído”, explicou a engenheira Fabíola Rago, consultora-técnica da Afeal.


As esquadrias testadas estão de acordo com a NBR 10.821 — Esquadrias Externas para Edificações no que se refere à estanquidade, penetração de ar e requisitos estruturais. Segundo Fabíola, quando se melhora a vedação de uma esquadria, melhora-se junto a isolação sonora e, ao mesmo tempo, atende-se a norma de esquadrias.


No próximo ano, entrará em vigor no Brasil a Norma de Desempenho das Edificações de até Cinco Pavimentos (NBR Nº 15.575), regulamentação que exigirá mais rigor quanto ao isolamento acústico das janelas e fachadas de edificações residenciais e comerciais. É já visando a atender esse novo modelo que a Abal e a Afeal vêm realizando ensaios de capacidade de isolamento acústico desde 2010.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters