Vidroplano
Vidroplano

A venda começa com um bom atendimento

19/02/2018 - 17h54

Escrito por Gustavo Malavota

Ser um bom vendedor depende de habilidades que vão além de conhecer bem o produto, ser simpático ou ter boa apresentação. É necessário ter aptidão para fazer com que o cliente perceba valor no atendimento. Todo consumidor tem necessidades que ajudam o profissional a agregar valor durante a venda.

Entretanto, algumas necessidades não são explícitas e, por isso, o profissional precisa fazer perguntas que auxiliem o entendimento e os motivadores da busca.

Conheça o produto com intimidade
Procure se informar ao máximo sobre características, benefícios, diferenciais com relação aos concorrentes. Isso é fundamental para uma demonstração capaz de gerar valor.

Entenda o que é valor para o cliente
Cada pessoa tem uma percepção diferente. Converse com ela para entender o que gosta e valoriza, quais os diferenciais que está buscando.

Demonstre o valor da mercadoria
Toda solução tem características (aspecto físico) e benefícios (os ganhos que o cliente vai obter) que a tornam única. Explicar isso faz o consumidor perceber algo que nunca tinha pensado.

Complemente a venda
Poucos clientes gostam de gastar, mas todos adoram comprar. Ofereça mais produtos e serviços complementares, para lembrá-lo de necessidades que não tinha imaginado.

Fidelize a clientela
A boa venda faz o produto parecer o máximo. A ótima venda faz o consumidor se sentir o máximo. Com isso, ele volta, recomenda e torce pelo vendedor.

Investir no atendimento custa pouco e gera resultados. Não perca tempo e comece a mudar pequenas formas de atender os clientes todos os dias, cultivando esse hábito pelo resto da vida.

Gustavo Malavota
Consultor em educação empresarial e palestrante sobre vendas, comportamento e gestão, é fundador do Instituto Vendas, além de ser professor de MBA na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Este texto foi originalmente publicado na edição 542 (fevereiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters