Vidroplano
Vidroplano


Presidente da Abravidro participa de debate no 7º Simbrie

18/10/2024 - 12h44

Ontem, 17, no último dia do 7º Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie), o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, participou de um painel com líderes de outras entidades. O evento, organizado pelo Canal do Serralheiro, teve a Abravidro entre seus apoiadores institucionais e foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom.  

 

O debate, mediado por Alexandre Araújo, CEO e fundador do Canal do Serralheiro, abordou o tema O papel das associações na economia das indústrias. Participaram da conversa também o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Filipe Gattera, e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis, Componentes e Esquadrias de PVC (Aspec PVC), Eduardo Rosa.

 

Uma das principais questões discutidas foi como aumentar a competitividade das empresas. “Temos sempre a preocupação com o produto, em levar o conhecimento sobre o produto ao consumidor do vidro”, comentou Ribeiro. “Não deixamos de lado também a formação de nossos associados e ainda a dos clientes das empresas, os especificadores – basta ver o Educavidro, que entrou em seu 2º ano com novos conteúdos para o mercado. Isso tudo serve para fortalecer o segmento, pois não podemos nivelar o mercado pelo produto mais simples e barato.”

Para Ribeiro, a falta de uma barreira técnica ou de uma qualificação exigida para o trabalho com vidro ajuda a piorar o ambiente competitivo. “Hoje temos profissionais que nem abrem CNPJ revendendo produtos, ficando à margem de toda a situação tributária e concorrendo com empresas que têm loja, têm equipe, gastos. E aí esse profissional vai trabalhar com um produto sem marca, com uma esquadria mais leve, e nada acontece.” 

Em relação à escolha das empresas para se enquadrar em regimes de tributação, como o Simples ou Lucro Presumido, Rafael alerta que isso precisa ser olhado com seriedade e legalidade. “A Abravidro atua nesse sentido, inclusive na formação das empresas, com palestras sobre esses temas. Também temos uma atuação no âmbito governamental. Um mercado forte precisa ser equilibrado, para evitar descaminhos”, explicou.

O dia contou ainda com algumas palestras de interesse para nosso setor, como a do engenheiro Paulo Gentile, da Hydro Alumínio, falando sobre Desvendando os segredos dos sistemas de esquadrias: normas, desempenho e riscos de patologia; e a de Leandro Gonçalves, da Divinal Vidros, com o tema Descubra como vidros de alta performance valorizam suas esquadrias de alumínio e PVC, na qual se comentaram os diversos benefícios dos vidros de valor agregado, incluindo o laminado e o insulado.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters