Sempre ao seu lado
21/03/2019 - 09h48
Em março de 2018, a Abravidro lançava a campanha #TamoJuntoVidraceiro. A iniciativa foi desenvolvida com dois grandes objetivos: orientar os processadores sobre as boas práticas que devem ser adotadas com os vidraceiros quanto a questões como atendimento, política comercial e orientações técnicas; e informar, e também incentivar, esses dois elos da cadeia no cumprimento das normas técnicas para o trabalho com o vidro.
Um ano depois, a ação vem tendo boa receptividade não só por vidraçarias e processadoras, mas também pelas usinas de base e entidades ligadas ao setor. Foi, inclusive, o destaque do estande da Abravidro na edição do ano passado da feira Glass South America, a maior do setor vidreiro da América Latina.
Por isso, confira a seguir alguns exemplos de como a campanha atingiu diversos nichos da nossa cadeia ao longo dos últimos doze meses.
Levando o conhecimento adiante
Este mês, a Têmpera Basalto Vidros, de Maringá (PR), usou seu perfil no Instagram para mostrar a seus seguidores a tabela Que vidro usar?, um dos materiais da campanha. “Temos fornecido, principalmente por meio das redes sociais e aplicativos de comunicação, conteúdos de apoio como os oferecidos pela iniciativa”, conta Anderson de Oliveira Silva, gerente-comercial e de Marketing da processadora.
Jaime de Paula Peicher, diretor da Têmpera Basalto Vidros e presidente da Adivipar-PR, considera que o #TamoJuntoVidraceiro traz conteúdos indispensáveis para a qualificação do setor: “A informação e o conhecimento são a chave para o real desenvolvimento frente às dificuldades de retomada de crescimento. Nesse sentido, a ação é de grande ajuda, pois tem uma linguagem simplificada que consegue atingir todos os envolvidos no segmento, desde os responsáveis pelo processamento até os instaladores”.
Recepcionando os consumidores
A Vidros Belem, na cidade do Rio de Janeiro, tem uma versão grande da tabela Que vidro usar? afixada bem na entrada da empresa. “Esse é um trabalho que precisa ser bastante divulgado. Com a tabela, nossos clientes já conferem logo no atendimento qual é o vidro certo para a aplicação de que precisam”, comenta Antonio Skardanas, sócio-diretor da empresa e presidente do Sincavidro-RJ. Ele acrescenta que também já distribuiu os materiais da campanha para seus consumidores. Dessa forma, eles conseguem falar com arquitetos e outros especificadores tendo em mãos as informações necessárias para garantir não a escolha mais fácil, mas sim a correta.
Além das fronteiras do vidro
Quem também se interessou pela campanha foi a engenheira Fabíola Rago Beltrame, diretora do Instituto Beltrame de Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq): após ter contato com os materiais na sede da Abravidro, ela pretende utilizá-los nas apresentações do Ibelq e nas aulas na universidade em que leciona. “Informar sobre qual o tipo de vidro ideal para cada aplicação é o começo para a conscientização da escolha correta da esquadria e dos fechamentos dos vãos. Por isso, é muito importante que a campanha atinja a todos — estudantes, técnicos, arquitetos, engenheiros, construtores, projetistas, decoradores, universidades, corretores de imóveis e consumidor final. Só tenho a parabenizar a Abravidro por essa ação”, afirma.
De um elo a outro
“Quando tive o primeiro contato com o #TamoJuntoVidraceiro, achei que veio atender uma das principais demandas do nosso setor vidreiro: capacitar e colaborar para o mercado de uma forma didática e interessante”, explica Luciana Teixeira, coordenadora da Rede Habitat, da Cebrace. É por isso que a usina vidreira faz uso dos materiais da campanha como consulta nas palestras concedidas a vidraceiros e também em casos de dúvidas de alguns funcionários.
Segundo Luciana, a Cebrace acredita que, quanto mais a informação circular, de forma que seja “palatável” por todos, maior é a colaboração para o desenvolvimento do setor vidreiro no Brasil.
Os outros materiais da campanha
– Site
O Portal Abravidro tem uma área dedicada às informações do #TamoJuntoVidraceiro.
– Cartilha Aplicação do vidro na construção civil
Apresenta dados sobre os principais tipos de vidro e suas aplicações, conforme a norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.
– Boas práticas para processadores de vidros
Em formato de cartaz, para ser impresso e afixado na área de atendimento das processadoras, esse material indica as boas práticas que devem ser mantidas pelas empresas no relacionamento com os vidraceiros.
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Simvidro-MG prepara curso online para agosto
- Inscreva-se com desconto no Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo
- Inscrições para 7º Simbrie estão abertas
- Estande da Abravidro terá várias atrações na Glass 2024
- Conheça as ações da Abravidro para os vidraceiros
- CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%