Vidroplano
Vidroplano

Da Ásia para o mundo

22/02/2019 - 10h34

Uma das maiores e mais importantes feiras vidreiras do mundo, a China Glass chega em 2019 à sua 30ª edição. Embora a maioria dos expositores no evento seja do próprio país, ele recebe empresas de diversas partes do mundo, seja apresentando novas soluções e tecnologias para o setor ou visitando os estandes para acompanhar as tendências para a indústria do vidro, além de fechar negócios.

Os números da China Glass costumam ser tão grandes como o tamanho da nação em que é realizada: em 2018, ocupou uma área de 80.500 m² e recebeu mais de 33 mil visitantes de 72 países.

Os brasileiros frequentemente fazem parte desse público, comparecendo ao evento não só para se atualizar sobre as novidades, mas também para estabelecer novas relações internacionais e fortificar as já existentes.

Uma curiosidade sobre a mostra chinesa: suas edições são alternadas entre as cidades de Pequim e Xangai. Este ano, é a capital Pequim a responsável por receber a feira, no New China International Exhibition Center (NCIEC), de 22 a 25 de maio. A organização está sob a responsabilidade da Sociedade Chinesa de Cerâmica (CCS).

Energia solar em foco
Além de apresentar máquinas, tecnologias e produtos de vidro para os segmentos arquitetônico e industrial, a China Glass também exibirá soluções com o nosso material voltadas para sistemas fotovoltaicos. Isso vai ao encontro do papel do país como um dos maiores produtores de energia solar no mundo: segundo dados da Associação da Indústria Fotovoltaica da China, a capacidade instalada total de energia solar superou 170 GW no final de 2018.

Para fins de comparação, em janeiro, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) noticiou que o Brasil terminou o ano passado alcançando pouco mais de 2 GW de potência operacional dessa fonte energética. Profissionais vidreiros interessados em conhecer mais sobre esse mercado têm na mostra um espaço com oportunidades de conhecimento e contatos.

Para os grandes e pequenos
Algumas das principais multinacionais vidreiras do mundo participam anualmente da China Glass, mas o evento não é restrito a grandes empresas: a organização da feira tem notado que, nos últimos anos, houve crescimento considerável na presença de startups, pequenas empresas emergentes focadas no desenvolvimento de modelos de negócios repetíveis e escaláveis. Com isso, é possível conhecer negócios com propostas inovadoras ainda em fase de desenvolvimento e em busca de investimentos. Vale ressaltar que vários avanços recentes na sociedade, como o compartilhamento de sistemas de mobilidade — bicicletas em grandes centros urbanos, por exemplo — partiram de startups. Portanto, o futuro de nosso setor pode estar por aqui.

China Glass 2019
QUANDO: 22 a 25 de maio
ONDE: New China International Exhibition Center (NCIEC) — Pequim, China
MAIS INFORMAÇÕES: pelo site www.chinaglass-expo.com ou e-mail ceramsoc@chinaglass-expo.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 554 (fevereiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters