Vidroplano
Vidroplano

Finanças durante a pandemia

23/04/2020 - 09h54

Escrito pelo Sebrae

A Covid-19 é uma ameaça real aos pequenos negócios de todo o Brasil. Por isso, elaboramos um guia de gestão financeira para apoiar os empresários neste momento de instabilidade econômica causada pelos efeitos do novo coronavírus. O material traz orientações sobre como realizar um controle das finanças mais preciso diante das complicações no atual cenário, os quais envolvem redução no movimento de clientes, faturamento menor e diminuição na produção, entre outras.

A seguir, separamos dicas rápidas de como se preparar para a queda na arrecadação de dinheiro:

– A primeira medida é fazer uma previsão das despesas da empresa para os próximos dois ou três meses. Assim, é possível priorizar aquelas fundamentais para a operação.

– Depois, procure ajustar as despesas de acordo com a situação: evite gastos, a não ser que sejam extremamente necessários, e negocie um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos com fornecedores e instituições financeiras.

Adote medidas que permitam aumento do seu faturamento, como criar promoções de produtos encalhados no estoque, oferecer serviços de entrega e ampliar as formas de pagamento.

– É importante também gerir o fluxo de caixa da empresa para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos. Se não souber como fazer, confira no link bit.ly/cursoSebrae nosso curso online e gratuito sobre esse assunto.

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 568 (abril de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters