Vidroplano
Vidroplano

A importância da certificação na prática

21/09/2018 - 10h47

Escrito por Edweiss Silva

Sempre que há crise, é comum ressaltarem-se situações ruins. Oportunidades quase não são comentadas. Mas, como diz o ditado, “enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Vale ficarmos atentos às mudanças, melhorar e inovar os processos de nossas empresas, ainda mais em época de baixa atividade. Por isso, a certificação do Inmetro para temperados é tão relevante.

Na prática
Sempre destaco dois casos em que a conquista do selo teve extrema relevância financeira para as processadoras — uma do interior de São Paulo, outra do Maranhão. Ambas passaram pelo processo antes mesmo de iniciarem as atividades industriais. A paulista teria como público-alvo grandes construtoras, que normalmente compram apenas produtos certificados. Graças à certificação, ela conseguiu pagar o investimento realizado já na primeira venda. A maranhense queria oferecer uma marca com diferencial para o cliente. Hoje, ganha cada vez mais mercado por conta da segurança atestada de seus produtos.

Diferencial competitivo da certificação
– Estar à frente da concorrência: consumidores conscientes compram apenas de empresas certificadas;
– Expor o selo é comprovar que o produto atende as normas técnicas;
– Fornecer ao cliente uma opção de pagamento com juros atrativos. Com a certificação, a empresa pode obter o credenciamento junto ao BNDES para oferecer essa linha de crédito;
– A empresa terá um sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001.

Atualmente, são quase cem empresas em todo o Brasil com o selo do Inmetro em seus temperados. A Abravidro sempre busca promover esse processo para que nosso setor evolua tecnicamente, tenha produtos seguros e uma concorrência justa. Interessado em conquistar esse diferencial? Conte com nossa consultoria técnica: você terá todo o auxílio necessário e, em cerca de três meses, poderá colocar à vista essa importante conquista.

foto_ed_okEdweiss Silva
Tecnólogo em gestão da qualidade e consultor da Abravidro para certificação das empresas na auditoria do Inmetro

Este texto foi originalmente publicado na edição 549 (setembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters