Vidroplano
Vidroplano

Norma para colagem estrutural entra em revisão

16/10/2019 - 13h55

O texto da NBR 15737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com selante estrutural encontra-se em processo de revisão, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Colagem Estrutural de Vidros (GT2) da Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191). Entre as mudanças previstas, a norma passará a ter duas partes (cujos nomes ainda serão definidos), sendo a segunda delas dedicada aos cálculos para a realização dessa atividade e seus exemplos de aplicação.

“A revisão traz mais clareza à importância da colagem estrutural e às responsabilidades na cadeia produtiva, além de seguir uma sequência mais lógica se comparada à versão anterior”, explica Fernando Martins, responsável pela área de Serviço Técnico e Desenvolvimento do Grupo Dow no Brasil e relator do GT2 nesse trabalho. O grupo também agregou uma seção específica no texto voltada para o cálculo e considerações para a largura da junta do selo secundário em silicone estrutural para o vidro duplo.

Bite e manutenção
De acordo com Martins, os requerimentos para a largura da junta estrutural (bite) mantêm-se os mesmos. “Todavia, foram acrescentados cálculos para outras situações que não eram contempladas anteriormente, enriquecidas com exemplos para melhor entendimento”, informa.

Outra novidade é a criação de uma seção específica para a manutenção da fachada: ela leva em consideração as possíveis interações da lavagem dos vidros e a troca in loco dos elementos de fechamento.

Haverá ainda mudanças em relação aos requerimentos, considerações para painéis metálicos além do vidro, confecção de claraboias, coberturas e guarda-corpos, e área de colagem estrutural.

Consulta nacional e próximos passos
Os pontos da nova versão da NBR 15737 já foram amplamente discutidos pelo GT2, ressalta Martins. Atualmente, o grupo está na etapa de formatação e revisão dos textos. A estimativa é que a norma entre em consulta nacional no primeiro semestre de 2020.

Vale destacar que os trabalhos feitos na NBR 15737 são a base para a revisão de outra norma, a NBR 15919 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com fita dupla-face estrutural de espuma acrílica para construção civil. Trabalhada simultaneamente no grupo de estudo, ela usará os pontos comuns a ambas as tecnologias de colagem estrutural dos vidros.

Este texto foi originalmente publicado na edição 562 (outubro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters