Vidroplano
Vidroplano

O que é marketing digital?

01/06/2021 - 11h53

Escrito por Leonardo Tostes

O marketing digital pode ser definido como o uso de estratégias por empresas e pessoas para divulgar produtos e serviços, desenvolver uma marca e criar conexão com pessoas por meio de canais de contato na Internet. Para ter sucesso na tarefa, é preciso conhecer sete conceitos fundamentais.

- Persona: perfil de uma pessoa imaginária, baseado em pessoas reais, que representa o perfil do consumidor ideal. A criação de uma persona ajuda a sintetizar as principais características dos clientes, permitindo a elaboração de estratégias alinhadas ao público.

- Lead: potencial cliente, alguém que demonstrou interesse em adquirir o produto ou serviço da empresa, por meio do preenchimento de formulários online, por exemplo.

- Funil de vendas: etapas por onde o consumidor “caminha” até o momento da compra. Serve para regular processos e manter o ciclo de vendas de forma fluida e eficaz.

- Landing page: página na Internet para captura de leads, com foco na conversão de pessoas que têm contato com a marca e que podem vir a ter interesse na compra, tornando-se clientes de fato. Essa “página de destino” leva o usuário a uma ação desejada (por ele e por você) que podem ser um cadastro, um download etc. Receber um grande número de visitantes em um site é bom, mas vê-los avançar pelo funil de vendas é ainda melhor.

- SEO: sigla em inglês para “otimização de mecanismos de pesquisa”. A SEO engloba ações que possuem a finalidade de posicionar melhor o conteúdo produzido pela empresa nos resultados das pesquisas em mecanismos de buscas, como o Google.

- CTA (call to action): termo em inglês que significa “chamada para ação”. Muito comum em sites, e-mails e anúncios, é um link ou botão presentes nesses locais que indica ao usuário o que deve ser feito, explorando termos como “acesse” e “clique”.

- Marketing de conteúdo: estratégia de marketing digital focada em criar conteúdo de valor, a partir das necessidades das pessoas, atraindo-as com o objetivo de estabelecer um relacionamento.

Entendendo como cada conceito funciona, e aplicando cada um na prática, será possível estreitar laços com os clientes atuais – e chegar a novos consumidores.

Leonardo Tostes (leonardotostes.com) é empreendedor digital e especialista na criação de conteúdos sobre marketing digital, empreendedorismo e estilo de vida.

Este texto foi originalmente publicado na edição 581 (maio de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters