Vidroplano
Vidroplano


2º Congresso Brasileiro de Guarda-corpo é realizado com palestra da Abravidro

27/08/2024 - 16h19

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Guarda-corpo foi realizada ontem (26) no Sampa Sky, no Centro Histórico de São Paulo. O evento foi composto de cinco painéis, que abordaram tópicos como segurança em escadas, design e retrofit, vendas com sucesso do pré ao pós-obra, e adaptação dos sistemas para exigências extremas.

 

A Abravidro esteve entre os apoiadores institucionais do 2º Congresso Brasileiro de Guarda-corpo, bem como algumas de suas entidades associadas, como a Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi), o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de São Paulo (Sinbevidros) e o Sindicato do Comércio Atacadista de Vidros Planos, Cristais e Espelhos do Rio de Janeiro (Sincavidro). A entidade também foi responsável pela palestra Segurança levada a sério, realizada por Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro, dentro do primeiro painel do evento.

 

Atenção ao vidro em guarda-corpos

Clélia iniciou sua apresentação destacando os atributos que o vidro confere a guarda-corpos, como a beleza, a criatividade, a interação entre espaços e, principalmente, a segurança quando especificado e instalado corretamente. Nesse sentido, ela alertou que, segundo a norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, somente vidros laminados classe 1 (ou sistemas insulados que sejam compostos pelos laminados em questão) podem ser usados em guarda-corpos. Além disso, caso os sistemas de fixação exijam a furação dos vidros, eles devem ser laminados compostos de temperados.

 

A analista de Normalização da Abravidro apresentou o comportamento de quebra de diferentes tipos de vidro para ilustrar por que o laminado deve ser usado em guarda-corpos – isto acontece porque seus fragmentos ficam presos ao interlayer, mantendo o vão do sistema fechado em caso de quebra e impedindo a passagem e queda de corpos e objetos. Apesar disso, Clélia ressaltou que não basta usar o vidro correto no guarda-corpos: todo o sistema precisa ter um protótipo ensaiado e aprovado, e deve-se ter atenção especial com sua fixação e ancoragem.

 

Troca de conhecimentos

O congresso trouxe outras palestras com informações valiosas para as diferentes áreas relacionadas aos guarda-corpos. Robson Campos de Sousa, gestor técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp), falou sobre o tema Guarda-corpos em escadas e seus requisitos, apresentando as medições e orientações presentes na norma ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio para esse tipo de aplicação

 

Por sua vez, a engenheira Priscila Andrade, especialista em Experiência de Mercado, ministrou a palestra Como conquistar seus clientes pela competência, apontando dicas para ajudar as empresas a identificar seu nicho e explicando que cada cliente terá particularidades no atendimento, mas ressaltando que, na venda e na instalação de guarda-corpos, nunca se deve abrir mão da responsabilidade, ética, segurança e qualidade, e sempre deve-se cumprir rigorosamente as normas técnicas.

 

Houve ainda espaço para novidades: Michele Gleice, diretora do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), apresentou algumas das possíveis mudanças na versão atualizada da ABNT NBR 14718, a fim de tornar o documento mais claro e mais completo – o texto encontra-se em processo de revisão e ainda será submetido a consulta nacional. 

 

Já Crescêncio Petrucci Júnior, sócio-fundador da Crescêncio Consultoria, falou sobre a engenharia aplicada nos projetos de guarda-corpos, cuja especificação precisa levar em conta não apenas as dimensões humanas, mas também aspectos como ações de vento, acessibilidade, estanquidade à água e outros fatores.

 

Entre um painel e outro, os participantes do congresso podiam visitar um espaço montado dentro do Sampa Sky onde as empresas Asa Alumínio, Cebrace, Divinal Vidros, DXMAX, Eunix Alumínio, Garantia Solar BIPV, Guardian Glass, Inox-Par, Q-railing, Unividros e WR Glass – todas elas patrocinadoras do evento – apresentaram produtos e soluções para o segmento de guarda-corpos.

 

Foto: Fernando Saker

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters