Vidroplano
Vidroplano


Cuidados que o vidraceiro deve ter antes de um trabalho

17/01/2019 - 10h17

Frequentemente divulgamos cuidados que o vidraceiro precisa ter na instalação de diferentes tipos de vidro. Mas é importante lembrar que há alguns procedimentos que devem ser tomados ainda antes de começar a por a mão na massa, logo ao chegar no local onde as peças serão montadas.

Veja a seguir algumas dicas:

1 – Sem EPI’s não pode!
É sempre importante reforçar: o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental tanto na hora de descarregar os vidros como ao instalá-los.

Ao manusear nosso material, não deixe de usar luvas e mangotes anticorte (em ambas as mãos e braços), óculos de segurança, botas com biqueira de aço e, sempre que o vidro for erguido acima da altura da cabeça do profissional, capacete.

2 – Isole a área!
O primeiro passo ao chegar à obra é isolar a área de atuação. Analise o local, a atividade a ser executada e os riscos que eles podem oferecer para avaliar a melhor forma de fazer esse isolamento e evitar transtornos se algo acontecer durante a instalação — como a queda de uma ferramenta no caso de um trabalho em altura.

3 – A união faz a força!
Na hora de descarregar e levar o vidro de um lugar para outro, o recomendável é que pelo menos duas pessoas carreguem cada peça. Isso evita o esforço excessivo do vidraceiro e reduz o risco de acidentes.

4 – Acomodando do jeito certo!
Ao apoiar a carga no local da obra, nunca empilhe as peças na horizontal (ou seja, com uma face do vidro voltada para cima e a outra, para baixo), e sempre coloque alguma proteção entre elas e o local onde serão apoiadas, para evitar arranhões.

Além disso, verifique se a estrutura em que os vidros estão armazenados na obra é capaz de suportar seu peso.

5 – Limpeza recomendada!
Antes de instalar o vidro, limpe-o com um pano macio, água e sabão neutro: isso permite verificar se houve algum dano sofrido pela peça durante o transporte e evita retrabalhos na sua aplicação.

Mas, atenção: limpar a peça antes da instalação não significa que você não deve limpá-la também após instalá-la — isso é fundamental para tirar o pó, fuligem e resíduos vindos do processo de aplicação do vidro na obra.

Outros cuidados importantes para antes, durante e depois da instalação podem ser conferidos na reportagem publicada na edição nº 544 de O Vidroplano.

Boa leitura!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters