Vidroplano
Vidroplano


Ajude a criar as normas técnicas vidreiras. Seja voluntário no CB-37

01/12/2016 - 11h47

As normas técnicas são de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de qualquer setor. Elas simplificam e padronizam procedimentos, propiciam segurança tanto a quem presta o serviço como para quem o consome, dentre outros benefícios.

No segmento vidreiro, o órgão responsável por elaborar e atualizar esses textos normativos é o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (CB-37), sediado na Abravidro. No entanto, é importante que se saiba que qualquer profissional pode participar das reuniões onde são discutidas as normas, contribuindo com ideias e informações.

Quando é apresentada a necessidade de criação de uma norma, é formada uma comissão de estudo com representantes das partes interessadas. É aqui que os voluntários entram. Após a discussão e aprovação por consenso, o que acontece após algumas reuniões, o projeto é submetido à análise de toda a sociedade por intermédio do processo de consulta pública. As sugestões ou objeções técnicas apresentadas durante esse processo voltam para a comissão de estudos, onde são analisadas e consideradas antes de o projeto de norma ser aprovado para publicação como norma brasileira pela ABNT.

Por isso, não fique alheio a esse importante trabalho. A agenda das reuniões do ABNT/CB-37 está disponível aqui. Se quiser receber os convites em seu e-mail, mande mensagem para cb37@abnt.org.br e solicite sua inclusão na comissão de estudo.

Andamento dos trabalhos
Esta semana tivemos uma reunião do CB-37. Na terça-feira (29), tratamos da elaboração da norma técnica específica para a qualificação do vidraceiro. O documento irá contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos vidraceiros, além de orientá-los sobre as práticas corretas da profissão e sobre a importância da aplicação das demais normas relacionadas aos vidros. Profissionais de diversas áreas do setor estiveram na sede da entidade, em São Paulo, para discutir as minúcias do texto que está sendo elaborado.
Aqui você confere o andamento de cada projeto que está em discussão.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters