Vidroplano
Vidroplano


CNI: confiança do empresário industrial sobe pelo 2º mês consecutivo

13/09/2024 - 17h13

De acordo com estudo produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança dos empresários da indústria cresceu pelo 2º mês consecutivo. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) aumentou 1,6 ponto em setembro, alcançando 53,3 pontos. 

“Os empresários mostram mais confiança e ela está mais disseminada. É importante lembrar também que todos os componentes que formam o Icei subiram nessa passagem de agosto para setembro. Tanto a avaliação das condições atuais como a das expectativas cresceram”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A alta do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) do segundo trimestre, com relevante participação do setor industrial, pode ter influenciado o humor dos empresários, de acordo com Azevedo. “Em termos de produção, emprego e intenção de investimentos, a indústria vem registrando dados positivos, o que certamente melhora a confiança”, frisou.

Entenda o Icei

O Icei é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria, de 0 a 100 pontos – abaixo dos 50 pontos, há pessimismo; acima, otimismo. O indicador é composto pelos Índice de Condições Atuais e Índice de Expectativas. Ambos quantificam a percepção dos industriais em relação aos próprios negócios e à economia do País. 

Para essa edição do Icei, a CNI consultou 1.207 empresas: 488 de pequeno porte; 441 de médio porte; e 278 de grande porte, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024.

Crédito da imagem: Freepik.com/llifestylememory

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters