Vidroplano
Vidroplano


Confiança da indústria volta a cair

16/11/2021 - 14h57

Segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,8 ponto em novembro na comparação com o mês anterior, registrando 56 pontos. O resultado representa a 3ª queda consecutiva. Apesar disso, o cenário ainda é de confiança já que a linha de corte é definida por valores acima de 50 pontos.

Percepção negativa das condições atuais
A pesquisa também revelou que todos os componentes do ICEI registraram queda em novembro — é o caso, por exemplo, do Índice das Condições Atuais, que caiu 1,8 ponto, marcando 49,7 pontos. De acordo com a análise da CNI, “ao ficar abaixo da linha divisória de 50 pontos, o índice demonstra a transição de percepção positiva para percepção negativa das condições atuais na comparação com os últimos seis meses”.

O Índice de Expectativas também registrou resultado negativo com queda de 1,8 ponto, ficando em 59,1 pontos, em novembro – a queda demonstra um otimismo moderado em relação aos próximos seis meses das empresas e economia brasileiras já que o índice se mantém acima de 50 pontos.

Para a elaboração do levantamento foram entrevistadas 1.650 empresas, sendo 651 de pequeno porte, 613 de médio porte e 386 de grande porte, entre 3 e 9 de novembro de 2021.

Para ter acesso à pesquisa na íntegra, clique aqui.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters