Vidroplano
Vidroplano


Educavidro celebra um ano de sucesso na qualificação do setor

23/08/2024 - 00h02

Há um ano, a Abravidro e a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) juntavam forças para aumentar o acesso a conteúdo técnico de qualidade sobre nosso setor. O resultado foi uma das mais completas iniciativas de qualificação para o trabalho com vidro: o Educavidro, uma plataforma gratuita de ensino a distância e com emissão de certificado. Desenvolvida para profissionais vidreiros e de todo o ecossistema da construção, a ação já formou mais de mil alunos por todo o Brasil – e segue com novidades para continuar desenvolvendo o segmento.

 

Números do Educavidro

  • Mais de 1.200 certificados emitidos
  • Quase 2 mil alunos inscritos
  • Profissionais de 25 Estados mais o Distrito Federal
  • Estados com mais inscrições:
    1º: São Paulo
    2º: Paraná
    3º: Minas Gerais
  • Estados com mais certificados:
    1º: São Paulo
    2º: Paraná
    3º: Rio Grande do Sul
  • Cursos com mais inscrições:
    1º: Aplicações do vidro
    2º: Tipos de vidro mais utilizados
    3º: Vendendo vidro
  • Cursos com maior taxa de conclusão:
    1º: Vidros de uso específico
    2º: Prática Recomendada – PR 1010
    3º: Certificação de edifício – Impacto do vidro

 

Longa jornada
Lançado em agosto de 2023, o Educavidro começou a ser pensado por ambas as entidades no início de 2021. “Era um consenso entre os atores do setor vidreiro que uma grande fragilidade do mercado sempre foi a qualificação. O Educavidro veio para suprir essa demanda e somar-se às outras diversas ações do tipo existentes pelo segmento”, comenta o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro.

Os bastidores da criação da plataforma e a análise de seu 1º ano foram temas de um episódio do VidroCast, o podcast da Abravidro. Iara Bentes, editora de O Vidroplano, mediou um bate-papo entre Silvio Carvalho, gerente técnico da associação, e Maurício Fernandes, consultor da Abividro. “A maior parte dos nossos alunos está dentro da cadeia vidreira, incluindo profissionais de processadoras”, revela Carvalho. Para Fernandes, um desafio é ampliar o escopo do público: “Como chegar ao arquiteto, engenheiro, incorporador e à construtora? É preciso abrir esse leque. Temos de continuar desenvolvendo o programa, lançando mais cursos e adequando o que está lá de acordo com o feedback recebido”.

Segunda temporada
Ao completar um ano, o Educavidro entra em uma espécie de “segunda temporada”. Além dos treze cursos originais, que continuam disponíveis, a plataforma ganhou seis novos treinamentos:

  • Norma técnica ABNT NBR 14697 – Vidro laminado
    Instrutora: Vera Andrade (coordenadora técnica da Abravidro)
  • Economia de energia em edifícios e reformas
    Instrutor: Fernando Westphal (consultor e professor da UFSC)
  • Leitura de projetos arquitetônicos
    Instrutora: Flávia Baldini (arquiteta)
  • Benefícios do vidro
    Instrutor: Maurício Fernandes (consultor da Abividro)
  • Introdução às esquadrias
    Instrutor: Carlos Godoi (consultor da Afeal)
  • Vendendo vidro: introdução ao marketing para sua vidraçaria
    Instrutor: Thiago Malvezzi (gerente de Marketing e Mercado da AGC)

 

Aplicativo
E, se já era fácil acessar o Educavidro pelo computador, o processo ficou ainda mais simples com o aplicativo para celulares e tablets. Agora você pode consultar o conteúdo de forma ágil, e em qualquer local, em seu dispositivo móvel – basta seguir os passos abaixo:

  1. Crie seu login em www.educavidro.com.br
  2. Baixe em seu celular ou tablet o aplicativo do Moodle na Google Store ou App Store
  3. Abra o aplicativo e digite “www.educavidro.com.br” no campo de pesquisa
  4. Depois, é só inserir seu login da plataforma e pronto!

Conteúdo organizado e aprovado
Além dos cursos, outra forma de navegar pela plataforma são as trilhas. Elas são indicadas para perfis profissionais cujo interesse está em informações necessárias para atividades do dia a dia. São sete no total:

  • Mercado vidreiro (profissional que está começando a atuar nesse setor ou que quer se atualizar);
  • Vidraceiros (dividida em níveis introdutório e avançado);
  • Arquitetos, engenheiros civis e designers ou estudantes dessas áreas (dividida em níveis introdutório e avançado);
  • Bombeiros;
  • Síndicos.

“No passado, a gente tinha um problema sério na qualidade dos cursos oferecidos fora dos grandes centros, onde as entidades não conseguiam atuar. Às vezes um tema era abordado de forma errada ou de uma maneira não tão atraente. E, agora, o Educavidro está moldando esses outros treinamentos”, indica Fernandes. “A gente percebe que outros multiplicadores utilizam o material do Educavidro, que já está padronizado e é imparcial. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de São Paulo, aplica nosso conteúdo dentro do curso de vidraceiro da escola”, comenta Carvalho.

 

Conhecimento que faz a diferença no dia a dia
Várias processadoras passaram a treinar funcionários a partir do Educavidro. Algumas delas divulgam a plataforma para colaboradores, deixando-os livres para consultar esse material quando necessário, enquanto outras incorporam o conteúdo nas ações oficiais de qualificação da empresa. A Vidrolar, de Curitiba, é um exemplo disso. “Para nós, o Educavidro é um meio de alcançar conhecimento técnico atualizado para os trabalhadores de todos os níveis, desde o operacional até a gestão”, comenta Celi Peixer, responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa. “Cada gestor dentro da sua área indicou cursos específicos para desenvolver suas equipes, e também incluímos o conteúdo no nosso treinamento de integração para novos colaboradores, de acordo com o setor em que irão atuar.”

A possibilidade de o usuário aprender no seu próprio ritmo é uma das principais qualidades da ferramenta. “Além de ser uma plataforma gratuita, pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, inclusive do celular, facilitando para o colaborador que não tem um computador em casa. A gestão do conhecimento é algo de extrema importância para todos os segmentos e o Educavidro trouxe essa facilidade para a Vidrolar, no sentido de centralizar o conhecimento em um único lugar”, destaca Celi.

Com atuação iniciada no fim do ano passado, a Visatta (joint-venture entre as processadoras Cristal Sete e Pestana Vidros) apostou na plataforma para a introdução de seus funcionários ao mundo vidreiro. “Essa plataforma educacional permite que nossos funcionários recebam diversas informações que os capacitem ao entendimento mais detalhado de como são os produtos do segmento de vidros”, explica Rodolfo Rocha, gerente de Operações/Logística. “Todos os funcionários operacionais e administrativos têm a meta de realizar todos os módulos. Dedicamos ainda um tempo da integração para absorver todo conteúdo disponível – e cobramos que todos passem nas provas.”

Foto: Maksim Kabakou/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters