Vidroplano
Vidroplano


Lançamento oficial da Glass 2024 reúne setor vidreiro em São Paulo

08/11/2023 - 10h33

Na noite de ontem (terça-feira, 7), o Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu diversas personalidades do setor para o evento oficial de lançamento da Glass South America 2024. A feira, organizada pela NürnbergMesse Brasil (NMB), conta com parceria exclusiva da Abravidro e tem uma novidade para sua 15ª edição, a ser realizada de 12 a 15 de junho do ano que vem: a estreia da E-Squadria Show, mostra que, conforme o próprio nome salienta, será direcionada ao segmento de esquadrias, com foco nos profissionais especificadores do vidro.

João Paulo Picolo, CEO da NMB, ao dar as boas-vindas aos convidados procedentes de diversas regiões do Brasil, explicou a atuação da empresa e seu vasto portfólio de feiras pelo mundo. Alexandre Brown, Business Unit Director da empresa, também subiu ao palco do auditório para comentar a trajetória da Glass desde 1996, ano da 1ª edição da mostra. Depois, foi a vez de Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro, falar: “Temos muita satisfação em ajudar a fazer da Glass essa grande ferramenta para nosso mercado”, disse ele.

Programação cheia
O já tradicional Vidro em Ação, espaço comandado pela Abravidro para apresentar os ensaios técnicos dos vidros laminados e temperados, conforme as normas da ABNT, voltará ano que vem, assim como a Arena de Conteúdo, que pretende reunir profissionais renomados da arquitetura mundial para palestras – cuja curadoria ficará a cargo da plataforma especializada Architecture Hunter.

Em relação às novidades, a edição 2024 da Glass não se limitará à E-squadria Show. Com o intuito de diversificar ainda mais o público-alvo da feira, duas novas mostras farão parte da programação – Expo Construção Offsite e Office 2024 by Office Connection. E vale citar também o Projeto Comprador América Latina, no qual a NMB mapeia os principais clientes do segmento vidreiro da região para subsidiar sua vinda à feira.

Troca de ideias
Após as mensagens, iniciou-se um painel de apresentações mediado por Iara Bentes, superintendente da Abravidro. A primeira a colocar seu ponto de vista foi a economista Ana Maria Castelo, responsável por desenvolver um panorama a respeito do momento vivido pelo setor da construção civil. Coordenadora de Projetos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), Ana Maria acredita que o PIB nacional deverá ter alta acima do esperado em 2023, chegando a 2,9%, com queda da inflação e da taxa de juros (Selic).

Para a economista, um dos grandes destaques deste ano é a resiliência do ciclo imobiliário: terá mais vendas do que em 2022, apesar de menos lançamentos. Programas governamentais como o novo Minha Casa, Minha Vida, aliado ao Programa de Aceleração de Crescimento voltado para a construção, podem fazer com que essa cadeia volte a ter bom desempenho, mesmo com a incerteza da geopolítica mundial e com a indecisão relacionada à reforma tributária. “Não tem como o País crescer sem passar pelo crescimento da construção civil”, frisou.

Rafael Ribeiro, ao voltar ao palco para mostrar os números do segmento vidreiro, de acordo com o Panorama Abravidro, esclareceu quais os produtos mais consumidos (o temperado segue como o processado mais fabricado e comercializado), além de comparar os dados de faturamento e produção dos últimos anos.

Para finalizar o painel, a arquiteta Larissa Abreu analisou a importância da especificação correta no uso de vidros em projetos residenciais de alto padrão. A noite foi encerrada com um coquetel.

Anote na agenda desde já: em junho de 2024, a Glass South America será mais uma vez a casa do setor vidreiro brasileiro.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters