Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de janeiro: o que esperar de 2022?

26/01/2022 - 12h06

Apesar da variante Ômicron, parece que, enfim, dá para enxergar o fim da pandemia – ou algo próximo à vida antes dela – graças à vacinação contra a Covid-19, cada vez mais abrangente no País. E a grande pergunta que paira no ar é: quando o mercado do vidro conseguirá retomar o crescimento? A resposta depende de vários fatores — e é isso o que mostra a reportagem especial de O Vidroplano de janeiro. Como já é costume há vários anos, conversamos com as usinas nacionais e empresas fornecedoras para a indústria de transformação (maquinários, acessórios e insumos) para saber como foi o 2021 de cada uma e suas perspectivas para 2022. Além disso, mostramos o desempenho do ano passado de alguns dos principais segmentos consumidores de vidro.

Processador, participe da pesquisa para a elaboração do Panorama Abravidro! Medir os dados do setor vidreiro sobre 2021 será essencial para que as empresas possam visualizar com clareza os resultados do mercado e as perspectivas para os próximos 12 meses. Por isso mesmo, a pesquisa para a edição 2022 do Panorama já teve início. Esse é o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. Publicado anualmente pela associação, ele é feito com base nas informações fornecidas pelas processadoras – por isso, é fundamental que todas as empresas desse segmento respondam ao questionário — até o dia 18 de março — para a elaboração do documento.

Como anda o planejamento das atividades de sua vidraçaria? Essa não é somente a primeira etapa em sua rotina de trabalho: ajuda a determinar o sucesso (ou o fracasso) de seu funcionamento e do cumprimento dos prazos de entrega. Com um novo ano começando, que tal rever a forma como essa tarefa é feita? Para ajudar, a seção “Para sua vidraçaria” apresenta dicas de especialistas e profissionais do nosso setor, bem como ferramentas que podem proporcionar maior controle sobre cada etapa.

O que muda com a nova alíquota do IPI para vidros float e impresso? O Decreto 10.910, de 23 de dezembro de 2021, validou o trabalho iniciado em 2017, desenvolvido em conjunto pela Abravidro – com o apoio das entidades regionais afiliadas – e Abividro, na luta contra a sonegação de impostos. A partir de 1º de abril, a alíquota do IPI para float e impresso vai passar de 5% para 10%. Confira os impactos da medida em nosso mercado.

O Conselho-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que 2022 é o Ano Internacional do Vidro. Mas o que, de fato, isso representa? Conheça o contexto em que a ideia surgiu e o que pode trazer de bom para o segmento. E mais: O Vidroplano estreia uma seção para celebrar a data, trazendo todo mês curiosidades sobre o material.

O ano passado foi bastante produtivo para a normalização vidreira. Embora as atividades nessa área tenham sido feitas exclusivamente a distância, devido à pandemia, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) se envolveu no desenvolvimento de novos documentos e na disseminação de conhecimento em eventos online.

Leia a edição de janeiro de O Vidroplano na íntegra!

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters