Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de maio: Panorama Abravidro e os números do mercado em 2022

01/06/2023 - 16h21

A edição de maio de O Vidroplano está disponível para leitura aqui! A revista traz encartada a edição 2023 do Panorama Abravidro, o mais abrangente e completo estudo econômico e produtivo sobre o segmento vidreiro nacional. Os resultados referentes ao ano passado, vistos no levantamento, indicam: queda de 10,4% no faturamento e de 5,7% na produção, além de baixa em outros indicadores, como emprego e produtividade. Veja aqui o estudo completo.

Confira detalhes da cerimônia de posse da nova diretoria da Abravidro para o próximo triênio (2023-2026). Rafael Ribeiro inicia oficialmente hoje, 1º de junho, seu mandato como presidente da principal entidade do setor vidreiro do País. A nova diretoria-executiva da associação foi empossada em cerimônia realizada na noite de 19 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. O encontro foi prestigiado por diversos profissionais, incluindo associados da entidade, executivos das usinas de base e de empresas de diversos elos da cadeia vidreira, presidentes das associações vidreiras regionais e representantes de entidades parceiras de outros setores.

Antes de deixar a presidência da Abravidro após dois mandatos consecutivos, José Domingos Seixas concedeu uma entrevista à Iara Bentes, editora de O Vidroplano, na qual reforçou a importância do associativismo para o desenvolvimento da cadeia vidreira nacional e destacou a relevância estratégica de levantamentos como o Termômetro e o Panorama Abravidro para o planejamento das empresas, além de expressar seu orgulho pela equipe da entidade.

Na edição de maio, trazemos a última parte do especial sobre softwares vidreiros. É hora de entrar no universo do Enterprise Resource Planning, o ERP, responsável por gerenciar os diversos recursos e setores de uma processadora. Confira por que esse tipo de sistema se tornou indispensável para as empresas atualmente.

Para comemorar o Dia do Vidraceiro, celebrado em 18 de maio, na seção “Para sua vidraçaria” O Vidroplano traz o resultado da conversa que teve com profissionais da área para entender os desafios do mercado. Como a profissão evoluiu ao longo dos anos? A concorrência hoje está mais acirrada que antigamente? Qual a importância das redes sociais para divulgar o trabalho? Isso e muito mais pode ser lido na reportagem.

De 14 a 16 de junho, os olhos de nosso setor estarão voltados para a cidade de Tampere, na Finlândia. Após um hiato por conta da pandemia, o Glass Performance Days (GPD) volta a ser realizado. Preparamos para você um guia com tudo sobre o maior congresso vidreiro mundial, de informações sobre inscrições à programação e outros detalhes.

Por falar em grandes eventos, a Feicon, a maior feira do setor da construção civil na América Latina, recebeu, em sua 27ª edição, cerca de 100 mil visitantes e mais de mil marcas. Como de praxe, diversas empresas exibiram produtos envolvendo vidros e espelhos. Veja alguns dos principais estandes na reportagem.

Na seção “Falando em Normas”, o destaque vai para o Grupo de Trabalho em Esquadrias e Vidros, que vem realizando reuniões quinzenais ou mensais para revisar e atualizar a normalização na área de eficiência energética. Conheça o que já foi feito por esse GT (do qual a Abravidro participa ativamente) e o que está a caminho.

Leia a edição de maio de O Vidroplano na íntegra!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters