Vidroplano
Vidroplano


Pesquisa do FGV IBRE aponta alta na confiança da construção

02/08/2024 - 14h49

O Índice de Confiança da Construção (ICST), principal indicador da pesquisa Sondagem da Construção, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), subiu 0,9 ponto no mês de julho, alcançando a marca de 97,3. Trata-se do maior nível desde fevereiro – na média móvel trimestral, o índice avançou 0,7 ponto.

Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE, a interrupção da queda da taxa Selic não afetou a confiança setorial. O segundo semestre teve início com a recuperação das expectativas empresariais em relação aos negócios e à demanda nos três segmentos setoriais (Edificações, Infraestrutura e Serviços Especializados). “Vale notar que, embora a avaliação referente à situação corrente tenha ficado estacionada em um patamar de pessimismo moderado, o indicador de evolução recente segue registrando o melhor resultado desde novembro de 2022”, aponta Ana Maria. “ Assim, a sondagem sinaliza que o setor se mantém aquecido e as empresas estão confiantes na continuidade do ciclo de crescimento pelos próximos meses.”

A pesquisa mostra ainda que a contrapartida a esse cenário de alta da atividade é o aumento dos custos setoriais, especialmente da mão de obra: há três anos, o aumento dos preços das matérias-primas era a principal dificuldade dos negócios no setor.

A Sondagem da Construção é uma pesquisa realizada pelo FGV IBRE que gera, mensalmente, um conjunto de informações usado no monitoramento e antecipação de tendências econômicas do setor. Para mais informações sobre os números referentes a julho de 2024, clique aqui.

Foto: (Freepik/photobyphotoboy)



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters