Vidroplano
Vidroplano


Sebrae e FGV: pequenos empresários saem mais otimistas do 1º tri

15/04/2024 - 17h18

De acordo com o Índice de Confiança dos Micro e Pequenos Empresários (IC-MPE), sondagem realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em conjunto com a Fundação Getulio Vargas (FGV), os proprietários de pequenos negócios terminaram o primeiro trimestre do ano 1,1 ponto mais otimistas em relação ao trimestre anterior.

 

De acordo com a pesquisa, todos os três principais segmentos fecharam em alta no primeiro trimestre de 2024: o setor de Comércio subiu 1,5 ponto, o de Serviços cresceu 1,7 ponto, e o de Indústria aumentou 1,4 ponto. Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, avalia que o primeiro trimestre de 2024 foi positivo: segundo ele, as áreas de Comércio e Serviços puxaram a alta na confiança dos empresários de pequenos negócios, que ficaram mais otimistas devido ao panorama favorável da economia de geração de empregos e redução na taxa de juros; por sua vez, a área da Indústria também deve retomar o otimismo com as medidas recentemente anunciadas pelo governo federal, como a nova plataforma do programa Brasil Mais Produtivo, que vai engajar até 200 mil empresas na jornada de aumento da produtividade.

 

O IC-MPE é calculado desde 2019, período considerado pré-pandêmico, por meio da soma do Índice de Situação Atual ao Índice de Expectativas apurados nos principais setores da economia – Comércio, Serviços e Indústria de Transformação. Os empresários são ouvidos com relação aos aspectos de demanda, produção, empregos, tendências de negócios, crédito, vendas, entre outros. A sondagem aponta que apenas a confiança do Comércio ainda não conseguiu retornar ao nível anterior ao da pandemia.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters