Vidroplano
Vidroplano


Troca de informações importantes marca a Reunião de Associados Abravidro 2012

27/08/2012 - 00h00

A sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, recebeu na última sexta-feira (dia 24 de agosto) vidreiros de várias regiões do País para a Reunião de Associados Abravidro 2012, encontro destinado apenas aos sócios da entidade. O evento, que se deu durante todo o dia, permitiu aos participantes conhecer melhor as atividades da Abravidro, receber informações valorosas sobre o presente e futuro de nosso mercado — inclusive com as impressões das empresas fabricantes — e assistir a duas palestras especiais sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e economia. Veja a galeria de fotos aqui.


Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, dirigiu a reunião, além de fazer duas apresentações: Importação de vidros processados: qual o tamanho desta ameaça? e Os desafios do transformador de vidro e as ações da Abravidro. “O principal objetivo desta reunião é apresentar a vocês o trabalho da Abravidro e falar sobre o nosso mercado, a fim de ajudá-los em seus negócios”, afirmou o dirigente na abertura das atividades.


Pestana mostrou números interessantes da associação: são mais de 120 associados, 11 entidades regionais afiliadas — com duas prestes a se filiarem — e que juntas representarão 84% do PIB nacional. Anunciou também a contratação de um colaborador apenas para tratar sobre o desenvolvimento estratégico da Abravidro e ajudar nas ações e solicitações junto ao governo. Em sua primeira palestra, o presidente mostrou em números o crescimento da importação de vidros no Brasil— inclusive processadosl. “Nós, processadores, somos as próximas vítimas desse processo! A Abravidro está buscando defesa comercial junto ao governo”. Para Pestana, esse é um trabalho muito difícil, mas a entidade atua em várias frentes para tentar tornar o mercado mais viável para os processadores nacionais. Em sua segunda apresentação, foram expostos números da Pesquisa Abravidro – GPM Consultoria e abordados alguns desafios do setor. “Temos de saber lidar com os altos tributos e custos do País, qualificar mão de obra e estar atentos às concorrências externa e interna”, alertou.


Coube a Celina Araújo, executiva da Abravidro, fazer um grande apanhado das ações da entidade e de todas as ferramentas que ela oferece aos seus associados. Abravidro: conheça mais, explore mais foi o tema de sua palestra. Já Sílvio Ricardo Bueno de Carvalho, gerente-técnico da associação, falou sobre as normas do setor na apresentação Normas técnicas e os reflexos no meu negócio.


Palestras especiais
Primeiro do dia a palestrar (Competitividade empresarial no reino do leão digital), o escritor e especialista em Sped, Roberto Dias Duarte, disse que deixam-se de arrecadar no Brasil R$ 200 bilhões por ano em sonegação de impostos. “Desde que foi criado o Sped, em 2007, esse índice tem caído consideravelmente. O sistema impulsiona o País para a era do conhecimento”.


Palestrante especial do período da tarde, Eduardo Giannetti da Fonseca, cientista social e PhD em Economia, falou sobre as Perspectivas da economia brasileira a curto e médio prazo. “Passamos bem pela crise, estamos dentro da meta da inflação, nossa recessão começou mais tarde e terminou mais cedo, a dívida líquida e bruta é declinante, houve maior distribuição de renda e, finalmente, grande parte da população é ativa economicamente”. No entanto, também foram destacados alguns pontos negativos: baixa taxa de poupança, educação precária (o que influencia negativamente na formação de capital humano), gastos excessivos com a Previdência Social – mesmo sendo um país jovem – e dificuldade para se criar um ambiente de negócios.


Panorama de mercado
Na parte final do evento as fabricantes falaram sobre como elas avaliam o atual mercado. Participaram desse momento a AGC Vidros do Brasil, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e UBV — a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) também havia confirmado presença, mas declinou do convite. Do lado dos fabricantes de float, principalmente as que já estão no Brasil há mais tempo (Cebrace e Guardian), notou-se uma postura mais conservadora quanto aos próximos momentos do setor. Já as produtoras de vidros impressos mostraram otimismo.


A cobertura completa da Reunião de Associados Abravidro 2012 você confere na edição de setembro de O Vidroplano.


Veja a galeria de fotos da Reunião de Associados Abravidro 2012


Clique aqui e assista ao vídeo



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters