Vidroplano
Vidroplano


Vidro laminado: o que é e onde sua instalação é exigida

18/11/2021 - 10h05

O laminado é um vidro de segurança composto por duas ou mais chapas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias, também chamada de interlayer, que pode ser o PVB (polivinil butiral), o EVA (Etil Vinil Acetato), a resina e até filmes estruturais.

Além disso, pode ser fabricado em uma infinidade de cores, as quais variam de acordo com a combinação da coloração dos vidros, quantidade e tons do interlayer.

Principais benefícios
Em caso de quebra do vidro, seus cacos permanecem presos à camada intermediária, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a troca da peça. Esse vidro também é uma ótima solução para proteção patrimonial. Isso porque pode resistir a diferentes níveis de impacto.

Quando multilaminado — ou seja, fabricado com três ou mais peças de vidro intercaladas por interlayers — ou composto por vidros temperados, ele fica ainda mais resistente. Além de segurança, a laminação pode conferir ao vidro a função termoacústica — ainda mais se receber peças de controle solar e interlayer acústico.

Os vidros laminados filtram até 99,6 % dos raios ultravioleta (UV). Este benefício faz com que móveis e pisos fiquem protegidos, assim como evita que tecidos desbotem por conta da incidência direta dos raios UV. Esse tipo de vidro também auxilia na proteção das pessoas, quanto aos danos causados pela exposição a esses raios.

Aplicação
O laminado é utilizado frequentemente na arquitetura, em divisórias, portas, janelas, claraboias, para-brisas, vitrines, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.

A norma técnica ABNT NBR 7199 Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina o uso do vidro laminado de segurança em determinadas aplicações, como:

– Guarda-corpos;
– Coberturas;
– Fachadas – a partir do primeiro pavimento, abaixo da cota de 1,10 m em relação ao piso.

Ela também permite que o laminado seja utilizado em diversas outras aplicações, mesmo onde há o risco de impacto como em portas, divisórias, vitrines e muros de vidro. Podendo ser aplicado tanto abaixo da cota de 1,10 m em relação ao piso quanto acima dessa cota.

O multilaminado, por sua vez, é indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, como bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, piso e visores de piscina, entre outros.

Dicas

– Atenção aos calços! A norma NBR 7199 determina que o vidro seja protegido do contato direto com materiais mais duros do que ele e descreve como os calços devem ser especificados, a fim de garantir que as bordas da peça jamais entrem em contato com o caixilho ou com elementos que o integrem;

– Atenção às folgas para a dilatação térmica do sistema! Peças de vidro muito justas nos perfis, por erros de projetos e de medições, geram tensões que podem levá-lo à quebra.

– Para a instalação de laminados, nunca use silicones ácidos ou componentes que tenham solventes em sua composição. Esses materiais são corrosivos e podem atacar o PVB, danificando o vidro;

– O vidro laminado pode ser cortado para se ajustar à instalação, mas, atenção: isso só pode ser feito se a peça não for temperada e nem termoendurecida! E caso seja necessário fazer isso, o instalador deve garantir que esse processo não forme microtrincas e fissuras, as quais podem ocasionar quebras posteriores;

Norma técnica
A norma do vidro laminado é a ABNT NBR 14697. Ela especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio como o de umidade, resistência a altas temperaturas, radiação e classificação de segurança. Esta norma também aborda os cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do laminado em suas aplicações na construção civil e também na indústria moveleira.

Consumo
De acordo com o Panorama Abravidro 2021, único estudo econômico e produtivo do setor de vidros planos brasileiro, o vidro laminado foi o 3º vidro processado não automotivo mais produzido em 2020 (11,1%), atrás do temperado (56,7%) e espelho (27%).

Saiba mais
Os materiais da campanha #TamoJuntoVidraceiro apresentam variadas aplicações e os tipos de vidros que devem ser utilizados conforme determina a norma ABNT NBR 7199.

Aproveite!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters