Vidroplano
Vidroplano

Segurança levada a sério

17/04/2019 - 17h10

Em guarda-corpos, use apenas os vidros permitidos pela norma

Guarda-corpos são sistemas bastante populares na construção. Têm como principal função garantir a proteção das pessoas ao seu redor contra o risco de queda acidental. Seu uso é obrigatório em locais com desnível maior que 1 m entre o piso em que se encontram as pessoas e o patamar abaixo.

Para garantir que o sistema proporcione segurança, é indispensável conhecer e seguir as determinações das normas técnicas aplicáveis ao sistema: além de especificar as condições mínimas de resistência e segurança, elas também dão respaldo em caso de qualquer problema.

A seguir, veja o que as normas dizem sobre a aplicação de vidros em guarda-corpos e saiba como obter mais informações em caso de dúvidas.

Que vidro usar?

vp_oqueanormadiz-lamtemp
A NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação chama em seu texto a NBR 7199 —Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, que estabelece os tipos de vidro a serem aplicados em guarda-corpos para edificação (a regra é a mesma independente se ele é residencial ou comercial, interno ou externo):
– Laminado (também pode ser laminado temperado);
– Aramado

A aplicação do vidro insulado (duplo) em guarda-corpos é permitida desde que composto pelos vidros laminado ou aramado.

ATENÇÃO! Embora o vidro temperado seja considerado de segurança, ele não pode ser usado em guarda-corpos. Em caso de quebra, é fundamental que o vidro aplicado mantenha o espaço seguro e que o vão permaneça fechado até que o painel seja substituído — e isso só é possível devido às camadas intermediárias (interlayers) dos laminados ou à rede metálica de malha quadriculada incorporada à massa dos aramados.

Em sistemas de guarda-corpos em que o vidro é fixado por ferragens, como botões, torres ou spiders, o laminado não pode ser composto por peças float (vidro comum): elas não têm resistência mecânica suficiente para suportar apertos de ferragens. Nesses casos, use sempre o laminado temperado, laminado composto de vidros temperados.

Qual a espessura correta?
A determinação da espessura adequada do vidro a ser aplicado em guarda-corpos depende de vários fatores, como o tipo de sistema (forma de fixação do vidro), dimensão da peça e, principalmente, pela aprovação nos ensaios previstos na norma NBR 14718.

Não basta escolher o vidro certo
Segundo a NBR 14718, é obrigatório que o protótipo do sistema a ser instalado (incluindo o vidro) seja testado e aprovado nos seguintes ensaios:
– Esforço estático horizontal
– Esforço estático vertical
– Resistência a impactos

 

Como saber mais sobre as normas para vidros?
A Abravidro, que sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB37) desde 1998, está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer as informações corretas sobre as determinações das normas para o uso do nosso material:
Telefone: (11) 3873-9908 | cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 556 (abril de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters