Você já perdeu alguma venda por causa do preço?
29/01/2018 - 16h34
Escrito por Tiago Roberto
Com o novo ano que começa, é tempo de tomar novas atitudes durante as negociações. Se o cliente não percebe os benefícios de seu produto, ele vai querer um preço menor. Já quando o valor dele é visível, não importa o quanto vai pagar: se suas expectativas são atendidas, o cobrado se torna justo. Você, empreendedor, quantas vezes ouviu alguém dizer que seu preço é caro? Ou que o concorrente é mais barato?
Mitos sobre o preço de venda
A compra é motivada pelo preço?
Não. O preço é importante, mas outros fatores essenciais levam à compra: bom atendimento, agilidade na entrega, preocupação do vendedor em satisfazer a necessidade do cliente etc.
Baixar o preço é melhor para a empresa?
Com certeza, não. É por meio das vendas que você cobre os custos da sua empresa. Se baixar demais o preço, pode até aumentar um pouco as vendas, mas não conseguirá pagar as contas no final do mês. Além disso, é essencial que o preço esteja calculado corretamente, levando em conta todos os gastos de produção.
Percepção do valor do produto
No livro As 22 consagradas leis do marketing, de Al Ries e Jack Trout, é dito que não importa ser o primeiro produto no mercado, mas sim o primeiro na mente do consumidor. Isso acontece quando os benefícios dos seus produtos são claros e objetivos.
Para isso se tornar realidade, alguns fatores são essenciais:
– Melhorar seu ambiente de vendas;
– Melhorar a acessibilidade ao produto, criando canais de comunicação com o cliente;
– Fazer um trabalho forte de pós-venda;
– Criar relacionamentos de confiança com o consumidor.
Lembre-se: o preço é importante, mas não é tudo em uma negociação.
Tiago Roberto
Formado em administração e especialista em gestão empresarial e formação de preço de venda, é o criador da página Margem de orientação, que oferece dicas de gestão para micro e pequenos empreendedores.
Este texto foi originalmente publicado na edição 541 (janeiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.
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