Vidroplano
Vidroplano

Evento da Blindex discute papel da mulher no mercado de trabalho

19/03/2021 - 10h46

No dia 9 de março, a Blindex realizou o 2º Fórum Transparência com Elas. 100% online, o evento contou com a condução de Ana Fontes, presidente e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), entidade que busca apoiar o empreendedorismo feminino do Brasil.

Em sua palestra, Ana informou que metade das pequenas e médias empresas no Brasil já é liderada por mulheres. Apesar disso, destacou que o mercado ainda apresenta desafios para essas empreendedoras, como o acesso a crédito e oportunidades de capacitação. A palestrante também apontou que as mulheres, mesmo sendo mais da metade da população do planeta, ainda têm pouca representatividade em posições de alta liderança nos ambientes corporativos, cargos políticos ou esfera jurídica. Sobre a luta por representatividade, aliás, a fundadora da RME destacou que não se trata de um embate entre mulheres e homens, mas da busca para garantir oportunidades e espaços iguais.

Após a preleção de Ana, houve um debate com a participação de profissionais que são referência em diferentes áreas do setor vidreiro nacional. Kilze Krauss, proprietária da processadora manauara Casa dos Espelhos, disse que é muito importante que as mulheres em cargos de liderança deem oportunidade para outras mulheres ingressarem e crescerem nesse universo. Gabriela Gama, engenheira de processos da Pilkington, ressaltou que um ambiente menos machista também favorece os homens, como na percepção de suas necessidades como pais, por exemplo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 579 (março de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters