Vidroplano
Vidroplano

Eventos vidreiros: Agenda cada vez mais cheia

21/05/2019 - 11h17

Abravid-DF, em Brasília
Da pré-história aos dias de hoje
No dia 11 de abril, trinta pessoas assistiram à palestra Mundo vítreo, realizada pela Abravid em Brasília. A apresentação ficou por conta de Adiney Jayme de Oliveira, presidente da entidade. O conteúdo incluiu a história do vidro, desde os naturais encontrados durante a pré-história, passando pelos primeiros trabalhos com o nosso material na Idade Antiga, até chegar aos dias atuais. Oliveira também apresentou a morfologia e composição do material, além de abordar termos técnicos e curiosidades. O evento contou com o patrocínio das usinas vidreiras AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass e Vivix.

vp_abravid

Amvid-MG, em Belo Horizonte
Capacitando profissionais do presente e do futuro
A Amvid e o Sinvidro-MG desenvolveram, em conjunto com o Senai — braço do Sistema Fiemg voltado para o ensino técnico — aulas relacionadas ao vidro no Programa Futuros Engenheiros, ministradas a 22 estudantes de engenharia nos dias 29 de março, 2 e 3 de abril. As entidades apresentaram o vidro plano, seus tipos e suas principais aplicações na construção civil, além das normas técnicas e de noções de projeto de sistemas com nosso material, e levaram os alunos para uma visita técnica a uma processadora de Belo Horizonte .

Já no dia 16 de abril, a Amvid e o Sinvidro-MG concluíram mais uma turma do curso “Medição e Instalação de Vidros – Nível I”, iniciado no dia 25 de março. O treinamento teve como objetivo especializar os participantes na instalação de vidros temperados em boxes, janelas, portas e fechamentos de médios e pequenos vãos.

vp_amvid

Adivipar-PR, em Londrina (PR)
Do vidro temperado à qualidade das esquadrias
O 3º Work Glass, workshop organizado pela Adivipar no dia 25 de abril, reuniu cerca de 120 participantes na sede do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal). O evento teve início com apresentações breves de representantes das usinas de base AGC, Cebrace, Guardian e Vivix, mediadas por Lucas Bremm, vice-presidente da Adivipar. Cada empresa falou sobre seus produtos de forma didática, com linguagem acessível, e respondeu às diversas perguntas feitas pelo público. A programação contou também com a palestra Vidro acústico e vidro de controle térmico. Ministrada por Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica e diretor da Atenua Som, a apresentação abordou de forma interativa o uso correto do vidro para a redução da passagem de ruídos externos para o ambiente, além de comentar o custo-benefício de um bom desempenho acústico para a obra.

vp_adivipar

Ascevi-SC, em Florianópolis
Associativismo em pauta
A Ascevi e o Sindicavidros-SC organizaram no dia 25 de abril, logo após a assembleia com seus associados, a palestra Como obter lucro em tempos de crise?, voltada para os proprietários de têmperas do Estado de Santa Catarina. Nela, o economista Alexandre Vecchietti demonstrou como é o processo correto de formação e análise de preços, buscando a reflexão sobre a condução correta desse procedimento nas empresas e como ele pode ser aperfeiçoado.

vp_ascevi

Sincavidro-RJ, em Petrópolis (RJ)
Aproximando o vidro da arquitetura
Também no dia 25 de abril, o ciclo de palestras “O Vidro na Arquitetura Moderna” foi realizado no Hotel Casablanca Imperial, em Petrópolis (RJ). Setenta profissionais de arquitetura, engenharia e design participaram do encontro realizado pelo portal Arquitetosecia e pelo Instituto do Vidro, do Sincavidro. O sindicato fluminense fez uma das apresentações da programação, com foco no funcionamento da cadeia do setor vidreiro. AGC, Cebrace, dormakaba e TTR Vidros, apoiadoras da iniciativa, também palestraram.

vp_sincavidro

Sincomavi-SP, em São Paulo
Valorizando o vidraceiro
De 6 a 8 de maio, o Sincomavi organizou em sua sede o curso “Técnicas de Vendas – Os desafios do uso do vidro em interiores”. As aulas ficaram a cargo de Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro, e Cirilo Paes, instrutor técnico e consultor para Vidros e Esquadrias de Alumínio. Os docentes buscaram mostrar aos alunos que existe espaço para a inovação e criatividade dentro do setor e que é preciso valorizar profissionalmente o vidraceiro, além de incentivá-lo a não se limitar aos serviços mais comuns e à guerra de preços. Cases de sucesso e novas aplicações possíveis, como peças de controle solar, uso de iluminação LED e vidros insulados, estiveram entre os tópicos abordados.

vp_sincomaviNOVO

Este texto foi originalmente publicado na edição 557 (maio de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters