Vidroplano
Vidroplano

Fesqua ganha edição virtual em 2021

20/10/2021 - 13h27

A edição 2021 da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua) foi adiada para 14 a 17 de setembro de 2022 devido à extensão da fase emergencial no Estado de São Paulo, ocasionada pelo agravamento da pandemia da Covid-19. Em seu lugar, foi realizada a Fesqua Virtual nos dias 29 e 30 de setembro em uma plataforma 100% digital, reunindo diversos players dos segmentos de esquadrias, fachadas, vidros, acessórios, componentes, máquinas e equipamentos para a indústria.

 

fesqua

 

Se você não visitou a mostra, confira aqui o que ela trouxe em termos de produtos, conteúdo e oportunidades.

Um pavilhão diferente
Visitar os estandes da Fesqua Virtual mostrou-se uma tarefa bem mais fácil do que costuma ser nas feiras presenciais: sem precisar de um mapa para saber o caminho que leva ao espaço de cada empresa, bastava procurar o nome de cada uma na lista das expositoras e clicar em qual desejava visitar naquele momento.

O visitante era então direcionado para a página da companhia dentro do evento, customizada para se parecer com um estande. Ali, era possível conferir produtos e serviços em destaque, baixar catálogos, assistir a vídeos e até falar com atendentes por meio de chat ou pelo WhatsApp.

fesqua2

 

A Fesqua Virtual também contou com um auditório, onde era possível assistir a vídeos com conteúdo técnico sobre diversos assuntos, como interlayers (apresentado pela PKO do Brasil com participação da Kuraray) e tipos de fachada (Canal do Serralheiro). Havia ainda uma seção de networking para buscar contato com empresas ou profissionais de acordo com o tipo de produto ou serviço procurado.

 

 

eventos

A rede credenciada Privacy Glass foi o carro-chefe da PKO do Brasil. Por meio dela, as empresas que desejam inserir o vidro polarizado de mesmo nome em seu portfólio podem se credenciar e ter acesso a treinamentos para garantir que seu trabalho com o produto esteja sempre em conformidade com as normas de instalação e manuseio da PKO. A rede também fornece atendimento completo e personalizado, desde o entendimento da obra e especificação técnica até a instalação do Privacy Glass.

 

divinal-vidros

 

A Divinal Vidros disponibilizou um catálogo virtual com todos os produtos comercializados por ela – entre eles, destacou os vidros de proteção solar da linha Habitat, da Cebrace, enfatizando os benefícios trazidos ao ambiente, como conforto térmico (reduzindo a entrada de calor em até 70%), economia de energia e beleza. O estande virtual também trouxe vídeos mostrando o processo de produção de vidros temperados, laminados e insulados na empresa.

 

guardian-vidros

 

A Guardian dedicou atenção especial aos seus produtos de controle solar. Um deles, o ClimaGuard SunLight, combina alta transparência com 29% de bloqueio de calor, enquanto o recentemente lançado SunGuard Âmbar chama a atenção por sua cor diferenciada, além de proporcionar 44% de entrada de luz e bloqueio de 54% do calor, com baixos índices de reflexão externa e interna.

 

udinese-vidros

 

A Udinese e a Perfil Alumínio tiveram estandes separados na Fesqua Virtual, mas um dos destaques da feira foi a parceria das duas empresas no desenvolvimento do Sophia Silence. Trata-se de um novo sistema acústico para esquadrias de alto padrão, resultado da união do trabalho e dos conhecimentos dos segmentos de perfis, componentes e esquadrias. A estrutura permite bloqueio acústico de 41 dB – segundo a Udinese, o maior do Brasil. Outros diferenciais são o travamento multiponto, fechamento 100% perimetral da esquadria e possibilidade de instalação das persianas integradas da Udinese.

 

kommerling

 

Embora a Kömmerling tenha disponibilizado seu catálogo, o estande da empresa focou-se em apresentar vários vídeos mostrando ao visitante o cenário do mercado de janelas de PVC no Brasil, além de explicar as oportunidades que ele oferece para os interessados em ingressar nesse segmento e a possibilidade de trabalhar em parceria com ela.

 

al-indústria

 

A AL Indústria usou a feira para lançar o Kit Box Reto: se antes a empresa só contava com perfis na opção arredondada, o novo produto traz tanto o perfil como a guia inferior em versões retas, facilitando a instalação da estrutura no substrato. Também foram disponibilizados vídeos para falar desse e de outros produtos da AL, como o Kit Sacada sem Rolamento.

 

Desempenho do vidro em debate
A próxima edição do Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom) será realizada em formato totalmente online no dia 10 de novembro. Como aquecimento, a organização desse evento incluiu o Conversa Franca VidroSom na programação oficial da Fesqua Virtual.

Edison Claro de Moraes, diretor da Universidade do Som e idealizador do VidroSom, foi o mediador da conversa, reunindo especialistas de diferentes setores para discutir assuntos com relação ao nosso material. Marcos Holtz, sócio-diretor da Harmonia, comentou sobre a evolução trazida pela norma ABNT NBR 15575 — Edificações habitacionais – Desempenho nos segmentos de esquadrias e de desempenho acústico em edificações. Fernando Westphal, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou a economia trazida por vidros de melhor performance térmica e/ou acústica, observando que nem sempre essa economia é perceptível imediatamente, mas sim a longo prazo.

Ao ser perguntado se o conforto térmico e acústico é vendido de forma adequada pelos escritórios de arquitetura, Celso Rayol, presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro (Asbea-RJ), lamentou que o assunto tenha sido abandonado pelas universidades, enfatizando que o primeiro passo para a divulgação da importância desses benefícios passa pela formação dos arquitetos. Nesse sentido, Danila Ferrari, consultora de Mercado da Cebrace, destacou que a empresa desenvolve um trabalho junto aos pontos de venda, como as vidraçarias, para que as informações sobre esses produtos cheguem ao consumidor final – segundo ela, o Brasil já conta com algumas das melhores soluções do mundo na área de controle solar.

Outros assuntos debatidos envolveram a comparação entre esquadrias de PVC e de alumínio. A engenheira Priscila Andrade, do Clube do PVC, destacou que o segmento do PVC já trazia detalhamentos técnicos de desempenho térmico e acústico desde o começo, mas ressaltou ser contra a postura de diminuir um material para elogiar o outro, apontando que ambos contam com perfis de qualidade no mercado. Também se debateu o desempenho do vidro insulado e o do laminado para isolamento acústico – segundo Carlos Henrique Mattar, diretor-comercial da Saint-Gobain, a escolha depende do ruído que se pretende isolar, sendo possível combinar as duas soluções.

eventos2

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters