Vidroplano
Vidroplano

Glass Technology Live reúne tecnologias inovadoras

25/10/2022 - 14h16

Em toda edição da Glasstec, um dos espaços mais aguardados da feira é a Glass Technology Live. A mostra apresenta tecnologias e soluções que apontam para o futuro da aplicação do vidro. Muitos dos produtos ainda são protótipos, vistos pelo público em primeira mão, desenvolvidos por empresas do setor em parcerias com universidades e pesquisadores. Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, viu de perto os destaques da exposição – e você confere a seguir alguns deles.

 

Mergulho na acústica
Tecnologia: Lone Range
Desenvolvido por: Arcgeometer com Universidade de Michigan (EUA)

O Long Range oferece novas possibilidades acústicas em fechamentos envidraçados. A estrutura é formada por vidros planos e curvos em diferentes escalas, fazendo com que o som seja refletido, absorvido ou transmitido por ela – a depender, claro, do objetivo do fechamento. Estudos em laboratório mostraram uma relação entre a curvatura das peças, a presença de aberturas na estrutura e a quantidade de som absorvida por ela.

Innovationsschau “glass technology live” in Halle 11 - Stand C42

 

Formas infinitas
Tecnologia: Jansen Viss³
Desenvolvido por: Jansen (com participação da Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos)

A empresa suíça Jansen criou um sistema modular de perfis bastante versátil: o produto permite que arquitetos possam desenvolver formas livres e orgânicas com nosso material. A montagem e instalação desse sistema é ágil, sem a necessidade de ferramentas especiais.

Innovationsschau “glass technology live” in Halle 11 - Stand C42

 

Demonstrando a força do vidro
Tecnologia: Ziptruss
Desenvolvido por: Universidade de Tecnologia de Delft

Uma espécie de tirolesa sustentada por tubos de vidro foi uma das soluções que mais chamaram a atenção do público na mostra este ano. O Ziptruss permitia entender como uma estrutura de vidro suporta cargas aplicadas diretamente sobre ela: quando algum visitante usava a tirolesa, as peças se iluminavam, em tempo real, para mostrar a tensão sobre a estrutura.

Innovationsschau “glass technology live” in Halle 11 - Stand C42 - Ziptruss von der TU Delft

 

Fachada solar tridimensional
Tecnologia: módulos solares ativos para edificações
Desenvolvido por: Grenzebach Envelon

As possibilidades estéticas para fachadas com painéis fotovoltaicos é cada vez maior. A empresa alemã Grenzebach Envelon levou à feira seus módulos solares ativos 3D. Dependendo da intensidade da radiação solar, as cores dos módulos se tornam mais ou menos saturadas – e a estrutura pode ainda ser instalada em diferentes ângulos, gerando uma sensação de tridimensionalidade.

 

6 (2) copiar

Sem interlayers
Tecnologia: multilaminados de alto desempenho
Desenvolvido por: CLI Technologies

A startup alemã apresentou um processo inovador para multilaminados: ao invés de usar os tradicionais interlayers no formato filme, as peças são “coladas” por um processo a frio usando um líquido aderente. Segundo a empresa, que está trabalhando com outras companhias para aprimorar o processo, a solução oferece máxima transparência, podendo chegar a valores superiores de resistência de carga aos laminados comuns.

 

4 (2) copiar

 

Ultrafinos na arquitetura
Tecnologia: estrutura de vidros ultrafinos com polímeros
Desenvolvido por: Instituto de Construção Civil (da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha)

Os vidros ultrafinos, geralmente utilizado em dispositivos eletrônicos como celulares, são muito mais resistentes que os vidros comuns, de vidro à sua estrutura molecular. E essa solução promete ser incorporada à arquitetura e decoração de ambientes: a Universidade Técnica de Dresden desenvolveu uma estrutura feita desse material e polímeros (impressos com tecnologia 3D) que pode ter função estética ou até mesmo mecânica.

5 (3) copiar

 

Fotovoltaicos versáteis
Tecnologia: módulos Skala
Desenvolvido por: Avancis

O uso de painéis fotovoltaicos integrados a vidros de fachadas não é algo novo, mas surge uma nova opção para essa técnica construtiva com os módulos da empresa alemã Avancis. Com o uso de softwares de design arquitetônico, os módulos podem assumir diversos formatos e tamanhos. A companhia levou para a Glass Technology Live os modelos a serem usados para a fachada de um prédio de estacionamentos na cidade de Leipzig.

Innovationsschau “glass technology live” in Halle 11 - Stand C42

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 598 (outubro de 2022) de O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Fotos: Divulgação/Iara Bentes/Messe Düsseldorf/Constanze Tillmann



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters