Vidroplano
Vidroplano

Leonardo Barreto aborda perspectivas para o novo governo

20/12/2022 - 12h29

Quem é?
Doutor em ciência política pela UnB, com especialização em comportamento eleitoral e relações institucionais. Também coordenou mais de 40 estudos junto a autoridades governamentais, jornalistas e formadores de opinião.

Tópicos abordados

  • Cenário de incertezas: as eleições muito dramáticas pelas quais o País passou este ano expuseram uma ferida que vai demorar para cicatrizar. Devido às grandes rachaduras políticas, analisar as perspectivas é semelhante a pisar a areia movediça;
  • Condições para o próximo governo: com o País dividido, o novo governo nasce em uma condição institucional difícil. Além de uma parcela considerável da população insatisfeita e mobilizada, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva terá pela frente forte oposição na Câmara e no Senado;
  • Relação entre poderes: enquanto o governo que se encerra preferiu deixar que o Congresso resolvesse as responsabilidades no Brasil, o próximo pretende retomar o poder de decisão, sinalizando aprovar ainda este ano uma “PEC da Transição”, mas é incerto se terá êxito.

Este texto foi originalmente publicado na edição 600 (dezembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos da foto de abertura: Marcos Santos e Andreia Naomi



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters